Inaugurado em setembro de 2017, o cinema do Casarão de Ideias registrou um importante fim de semana: “Fevereiros” teve a maior estreia ocorrida em filmes exibidos no cinema de arte localizado no Centro de Manaus. Ao todo, 120 pagantes estiveram no local para conferir o documentário sobre Maria Bethânia em sessões lotadas todos os dias. Os números equivalem ao lançamento de “Ex-Pajé” ocorrido no primeiro semestre de 2018.

Segundo o proprietário do Casarão de Ideias, João Fernandes, a demanda pelo filme foi tanta que os 28 lugares da sala não foram suficientes. “Colocamos umas cadeiras a mais para algumas sessões”, declarou. Nas redes sociais, o espaço divulgou lotações esgotadas ao longo dos quatro primeiros dias em cartaz e até um espectador que dizia ter vindo de Atalaia do Norte, distante 1.136 quilômetros, em linha reta, de Manaus, somente para ver “Fevereiros”.

O que representa um novo cinema de rua no Centro de Manaus?

E a tendência é que o filme cresça ainda mais: o diretor Marcio Debellian deve vir a Manaus para participar de bate-papo com o público. A mesma estratégia foi utilizada no lançamento de “Ex-Pajé” com a presença do premiado Luiz Bolognesi na capital amazonense.

O documentário registra a vitória da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira em 2016, que teve um enredo homenageando a cantora baiana Maria Bethânia. Além de filmar a escola e os preparativos do barracão, a produção ainda acompanhou a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.