“El Hombre del Futuro”, longa de estreia do chileno Felipe Ríos, é um conto delicado sobre a distância física e emocional entre pai e filha. Com uma passagem premiada no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, a produção faz da Patagônia um verdadeiro personagem e é uma pedida para espectadores que apreciam dramas com ritmo lento.

Elena (Antonia Giesen) é uma boxeadora amadora que vive com a mãe e está farta da vida na sua pequena cidade rural no interior do Chile. Um dia, ela resolve partir para uma longínqua terra ao sul para participar de uma competição, pegando carona com um caminhoneiro conhecido como Quatro Dedos (Roberto Farías).

Paralelamente, seu pai distante, o também caminhoneiro Michelsen (José Soza), está indo para a mesma direção levar a sua última carga antes de ser aposentado à força pela transportadora da qual é empregado. Seus caminhos eventualmente se cruzam e eles se veem refletindo, lado a lado, sobre a natureza de sua relação.

Michelsen, com seu chapéu e cenho franzido, é quase um cowboy moderno. Apesar de ele ser “homem do futuro” do título, seu futuro nunca chegou. Ele se tornou alguém que busca fazer as pazes com o passado diante do peso de uma vida de solidão. 

Ele saiu para ganhar a vida nas estradas chilenas, deixando para trás esposa e filha. Apesar de não tê-las abandonado – mantendo a ajuda financeira e fazendo esporádicas visitas – sua profissão acarretou numa restritiva distância física. Sua mulher conseguiu fazer as pazes com isso, mas Elena, por pertencer a uma outra geração, nunca aceitou ter um pai ausente. 


O racha entre eles se agravou com os anos a ponto de quase não manterem contato depois que ela cresceu. Esse conflito geracional dá o tom do filme, e quando os dois finalmente se reencontram, por volta dos 67 minutos, pai e filha buscam entender as motivações do outro, quase como se estivessem se conhecendo.

De certa forma, uma insatisfação de teor geográfico os une: Elena se sente presa em um mesmo lugar – sua cidade – e não está feliz, enquanto Michelsen está em todos os lugares e também não está contente. Além disso, ambos anseiam por preencher um vazio afetivo que só pode ser sanado pelo outro.

Tudo isso se desenrola lentamente no decorrer dos 96 minutos de projeção, com as paisagens do sul do Chile sendo um reflexo do psicológico dos protagonistas. Sob as lentes do diretor de fotografia Eduardo Bunster, tons frios e cores fracas reforçam o mundo vasto e selvagem que os cerca e os isola.

Em determinado momento, refletindo sobre sua vida ambulante, Quatro Dedos se questiona: “Quem me abraça quando chego em casa?”. Evitando sentimentalismo, ” El Hombre del Futuro” é um road movie tocante sobre duas pessoas, em diferentes fases da vida, tentando responder essa pergunta.

*O jornalista viajou para o Festival de Karlovy Vary como parte da equipe do GoCritic!, programa de fomento de jovens críticos do site Cineuropa.

Livro de Durango Duarte retrata história dos cinemas de rua em Manaus

Para os amantes da sétima arte da cidade foi um presente a abertura do Cine Casarão de Ideias. Ter um cinema de arte no centro da cidade é um privilégio, ainda mais ao lembrar que na maioria das capitais brasileiras essa não é uma opção, já que este tipo de...

Manual do Roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico, de Syd Field

Ao pensar na concepção de um filme, várias coisas vem a mente: direção, produção, elenco, fotografia, cenários, montagem, direção de arte, trilha sonora. Mas tudo isso só nos é possível imaginar depois de ler as páginas de um roteiro. Desde quando me apaixonei por...

Lacrimae Rerum: “viagens” cinéfilas de Slavoj Žižek

Filosofia e cinema se encontram de maneira inusitada em “Lacrimae rerum: ensaios sobre cinema moderno”, do sociólogo esloveno Slavoj Žižek. A obra, lançada no Brasil pela Boitempo, reúne textos sobre algumas produções do século XX obrigatórias para os amantes do...

Sávio Stoco lança livro sobre cinema amazonense com entrevista de Narciso Lobo

Coletânea de reportagens sobre o audiovisual local feitas pelo jornalista Sávio Stoco, o livro "Cine Amazonas: o Audiovisual em Reportagens e Entrevistas" será lançado no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, nesta quarta-feira (22), a partir das 19h. A obra...

Videocast Cine Set – A Linguagem Secreta do Cinema

A coluna Cinema Para Ler, do Cine Set, traz mais uma dica de leitura sobre cinema. Gabriel Oliveira fala sobre o livro "A Linguagem Secreta do Cinema", escrito por Jean Claude Carriére. Saiba porque este livro é essencial para quem gosta de cinema!

As Teorias dos Cineastas, de Jacques Aumont

Logo em suas primeiras páginas, ainda na introdução, “As Teorias dos Cineastas” começa com uma fala intrigante: “Um cineasta só merece esse nome a partir do momento em que sabe o que está fazendo”. E quem diz isso não é o teórico Jacques Aumont, o autor do livro, e...

“Grandes Diretores de Cinema”, de Laurent Tirard

Boa parte da mística do cinema reside na figura do diretor. Desde que a revista Cahiers du Cinéma, nos anos 1960, teorizou que os cineastas eram os verdadeiros artistas por trás dos filmes, o ofício cresceu a ponto de se tornar um culto à parte, maior, às vezes, do...

Conversas com Kubrick, de Michel Ciment

Stanley Kubrick nunca foi de dar muitas entrevistas. O seu fascínio pelo comportamento humano, pelas suas incoerências, impulsos, paixões, medos, defeitos, pareceu sempre um objeto de estudo distanciado, algo que ele observava à distância, nos livros, filmes, em...

O Que é Ser Diretor de Cinema, de Cacá Diegues

“O Que é Ser Diretor de Cinema”, de Cacá Diegues, é tão direto quanto seu título: o  livro traz lições (e ossos) do ofício desse titã do cinema brasileiro que, a despeito de não ser um nome costumeiramente associado ao cinema de vanguarda, tem uma trajetória longeva...

Companhia das Letras faz promoção com vários livros que inspiraram filmes

Para comemorar o Dia do Livro e a união de seu catálogo com a Editora Objetiva, a editora Companhia das Letras realiza uma super promoção entre 23 de abril e 8 de maio. Aproveitando a deixa, o Cine Set separou algumas obras literárias que inspiraram filmes para os...