O diretor chileno, Felipe Ríos Fuentes, lançou seu primeiro longa da carreira, “El Hombre del Futuro”, na mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary 2019. A produção recebeu uma menção especial do júri por conta do emocionante desempenho da atriz Antonia Giesen – intérprete de uma filha com pouco contato com o pai no gelado inverno do deserto chileno.  

Nesta entrevista, Ríos fala da natureza pessoal do projeto e o processo de realização em meio ao turbulento clima político na América Latina. 

Cine Set – Você vem da publicidade e das artes visuais. Como foi o seu processo criativo para a estreia na ficção? 

Felipe Ríos Fuentes – Sou muito ligado ao mundo das artes visuais. Apesar do fato de ter feito uma faculdade de cinema, encontrei muita inspiração para “The Man of the Future” junto aos importantes artistas chilenos com quem trabalhei. Eu acredito que há uma liberdade enorme que me inspira muito a trabalhar em qualquer forma do audiovisual.  

Fazer um filme de estreia na América Latina sempre tem a dificuldade relativa a financiamento. Ela possivelmente deve ocorrer também em outras regiões do planeta, então, não uso isso como desculpa, mas, ao todo o processo do filme levou quatro anos.

Então, assim que o ciclo do filme se encerrar, vou pensar bem antes de realizar o segundo. Fazer ficção toma tanto tempo, recursos e energia que o tema e a história precisem ser bastante sinceros e ter um apelo social urgente para que eu volte a me aventurar nesta área. Tenho muitas ideias para ficção, mas, neste momento, prefiro esperar. 

Agora, estou rodando um documentário sobre um grupo de artistas chilenos. Acho que os documentários oferecem um caminho mais livre, em que se pode filmar de maneira mais relaxada, contar com uma equipe menor e continuar sendo capaz de encontrar histórias para o próximo longa de ficção.


Cine Set: No Brasil, o cinema nacional enfrenta problemas de financiamento e distribuição. Dentro da perspectiva latino-americana, como você compara a situação do Chile? 

Felipe Ríos Fuentes – Como meu filme foi uma co-produção Argentina-Chile, conheço as plataformas de financiamento público dos dois países e acredito que fui capaz de conseguir o apoio delas antes de tudo começar a ruir. Argentina, Chile e Brasil estão em um momento de profunda crise, não apenas no cinema, mas, da cultura de modo geral. Os governos de direita de Maurício Macri, Jair Bolsonaro e Sebastián Piñera estão criando um discurso de que investir em cultura é perda de dinheiro e uma forma de ociosidade. Ele está relacionado a uma tentativa de destruição da identidade dos países da América Latina. 

Essa estratégia vem sendo utilizada ao longo da história. Por exemplo, quando há golpes de Estado, a primeira preocupação do novo governo é destruir toda a cultura e apagar a história em prol de um suposto novo começo, teoricamente melhor. Acredito que isso está ocorrendo agora nestes três países. Apesar de não saber tanto da situação brasileira, sei que ela é grave.

Cine Set – Você mencionou que a urgência social é importante quando está desenvolvendo uma história. Qual a urgência de “El Hombre del Futuro”? 

Felipe Ríos Fuentes – Não acho que este filme esteja tão guiado por essa urgência social. Pelo contrário, vem de um lugar bem íntimo. Sempre pensei que meu primeiro filme deveria ser sobre conhecer a mim mesmo e as minhas emoções. 

Consigo sim ver assuntos sociais urgentes na América Latina hoje, principalmente, os relativo às questões de gênero, aos indígenas, e à influência de nações estrangeiras no nosso continente, e acredito que o cinema deva discutir estas temáticas. 

O documentário que estou gravando é sobre um coletivo artístico da década de 1980 durante a ditadura chilena. Apesar dessa história ter ocorrido há 40 anos, eu queria perguntar a estes personagens, que eram guerrilheiros, como era o Chile naquela época e o motivo deles pelo qual eles decidiram lutar. Quando o fiz, percebi que o Chile atual parece estar apagando sua própria história e que começamos novamente a nos sentir muito oprimidos. É nisso que estou trabalhando. 


Cine Set – Qual foi a descoberta que você fez sobre si próprio ao fazer “El Hombre del Futuro”? 

Felipe Ríos Fuentes – Descobri muitas coisas sobre a relação com meu pai. Conhecer o nosso próprio passado é muito importante e isso se aplica ao nosso país e à nossa história. Uma filha que não tem pai, que não se conecta com o seu pai, também serve de exemplo de como a sociedade funciona. 

No caso do Chile, muitas pessoas se recusam a acreditar que a ditadura matou muita gente. Os livros usados nas escolas a chamam de ‘governo militar’, não de ‘golpe de Estado’. Isso mostra como há um conflito entre gerações e, até que consigamos resolvê-lo, será muito difícil seguir em frente e crescer.

*O jornalista viajou para o Festival de Karlovy Vary como parte da equipe do GoCritic!, programa de fomento de jovens críticos do site Cineuropa.

A retomada da Película em meio ao marasmo do Digital 

O filme é bem filmado. Tem cara de cinema. Tem jeito de cinema. Tudo parece estar no lugar certo. Mas alguma coisa te incomoda. Alguma coisa na tela. Difícil dizer o quê. Mas algo na imagem parece despertar uma reação alérgica em você. Um quê de artificialidade,...

‘Pobres Criaturas’ e a falsa percepção de excesso de sexo no cinema

Dois eventos recentemente me fizeram pensar em sexo, caro leitor... Sexo no cinema. Primeiro, fui assistir a Pobres Criaturas no cinema e notei uma ocorrência curiosa durante o filme. Em breve voltarei a isso. Segundo... Recentemente, o ex-Superman do cinema, o ator...

A transcendência do Carnaval em dois filmes brasileiros

Quem me vê sempre parado, distanteGarante que eu não sei sambarTô me guardando pra quando o carnaval chegar  (“Quando o Carnaval Chegar”, Chico Buarque, 1972) A maior festa popular do Brasil não é nenhuma estranha ao nosso cinema. Lá está o Carnaval, por exemplo, nas...

‘Assassinos da Lua das Flores’ e a manutenção da lógica cruel da branquitude

Reservation Dogs e Assassinos da Lua das Flores são duas obras contemporâneas produzidas pela indústria cultural do audiovisual estadunidense. A primeira é uma série de três temporadas iniciada em 2021, disponível no Star+, e o segundo é um filme de Hollywood. A...

‘Vudu Delivery’ promete satirizar o ódio dos tempos atuais

Começo da noite, final da tarde, fui representando o Cine Set para um casarão próximo da Estação São Paulo–Morumbi onde estavam acontecendo as gravações finais da comédia, “Vudu Delivery”, novo filme do cineasta Alain Fresnot (de “Desmundo” e “Ed Mort”). A missão era...

Um outro olhar sobre ‘A Estratégia da Fome’, de Walter Fernandes Jr.

O último festival Olhar do Norte, em agosto, trouxe alguma justiça para um dos filmes amazonenses mais interessantes dos últimos anos: A Estratégia da Fome, do cineasta Walter Fernandes Jr. Alguma justiça porque a única avaliação artística da obra até aqui havia sido...

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Top 20 Melhor Filme de Ficção – Parte 1

De "Orfeu" a "Aquarius", Caio Pimenta traz a primeira parte dos vencedores do prêmio de Melhor Filme de Ficção do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. https://youtu.be/nQH8VT8ZXZg 22. ORFEU O Cacá Diegues pode ser um gigante do nosso cinema, responsável por clássicos,...

Uma Conversa com a Equipe da Minissérie ‘Amor e Morte’, da HBO 

A fórmula parece irresistível: um dos grandes produtores da história da TV norte-americana, David E. Kelley (“Ally McBeal”, “Big Little Lies”), a grife HBO (ou Max, agora) e uma história de um crime que realmente aconteceu. “Amor e Morte” chegou sob grande...

‘Bem-Vindos De Novo’ e as separações de famílias em busca do ideal da vida próspera

Laços familiares não são tão fáceis de lidar como aparenta ser; há muitas camadas e complexidades que estão para além do elo e do sangue. Os sentimentos envolvidos são muitos e todos se condensam nessa liquidificação que a vida nos coloca. Então, quando acontece uma...

Festival de Cannes 2023 | Quem Disputa a Palma de Ouro? – Parte 2

Filmes com Natalie Portman, Julianne Moore, Juliette Binoche, Jude Law, Sean Penn e Alicia Vikander são destaques no novo vídeo do Cine Set sobre os candidatos à Palma de Ouro do Festival de Cannes 2023. https://www.youtube.com/watch?v=H4aTT_bKN_E A QUIMERA O Brasil...