Um filme delicado sobre adaptação e superação, “Una Escuela em Cerro Hueso” é um drama argentino que chama a atenção para o autismo sem apelar para reducionismos. Exibido na mostra Generation Kplus do Festival de Berlim deste ano, onde ganhou uma menção especial do júri, o longa marca a estreia da diretora Betania Cappato na ficção, com uma história bem pessoal inspirada em sua família.

Ema (Clementina Folmer) tem seis anos. Ela gosta de animais e, como toda criança, quer ter amigos. Sem saber, no entanto, ela está numa situação difícil: 17 escolas rejeitaram sua aplicação de matrícula, indispostas a lidar com as necessidades da menor, que se encontra dentro do espectro do autismo.

A única escola que a aceita está em Cerro Hueso, uma pequena comunidade carente no interior da província. Seus pais Antonio (Pablo Seijo) e Julia (Mara Bestelli), no afã de educar a filha, topam deixar os confortos citadinos de Santa Fé e se mudar para o vilarejo para que ela possa estudar. O choque de realidade leva os três a crescer para encarar o desafio de construir uma vida nova no local.

história de pequenos passos

O roteiro, escrito por Cappato e o produtor Iván Fund, mostra logo de cara que não quer contar uma história sobre bullying. Ema é aceita por seus colegas e professores. Ela até mesmo começa uma forte amizade com Irene (Irene Zequin), uma aluna – e filha de uma funcionária da escola – que adota um tom protetor em relação a novata.

Ao invés de uma luta por espaço, os personagens se veem diante de um lugar que lhe abre as portas, o que traz naturalmente uma pergunta: bem, e agora? Acompanhando tanto os avanços de Ema na sala de aula quanto os esforços de Antonio e Julia em se integrar na cidadezinha, “Una Escuela em Cerro Hueso” se firma como uma história de pequenos passos e dores de crescimento.

Dividir a trama entre Ema e os pais dá a oportunidade da história se construir com paralelos mais ricos. As tentativas de Antonio de introduzir uma horta coletiva na comunidade e as investigações biológicas de Julia ecoam, respectivamente, a busca por integração e a gana de sobrevivência de sua filha.

O tom leve da narrativa é traduzida em uma fotografia com muita luz (cortesia de Fund) e uma edição fluida, cheia de elipses (assinada por Cappato e Fund juntamente com Mariano Luque). As cenas acontecem aos poucos, com muitos silêncios e pequenos interstícios, muitas vezes acompanhadas de uma doce música ambiente, o que dá amplo espaço para a ação se desenrolar calmamente.

O que poderia ser auto indulgente em outras mãos funciona aqui, largamente por Cappato e Fund terem completo domínio de seu material. Apesar de sua proximidade com a história, que é uma ficcionalização do desenvolvimento de seu irmão, Cappato não apela para um tom condescendente ou panfletário, acreditando na capacidade do espectador se envolver na trama em toda a sua complexidade. Em sua sensibilidade, “Una Escuela em Cerro Hueso” é um filme tão precioso quanto a sua protagonista.

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 4

De Clint Eastwood a Yorgos Lanthimos, Caio Pimenta traz a quarta parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://www.youtube.com/watch?v=JbVS4YjfKwM Se Oscar 2023 teve Steven Spielberg e a edição deste ano contou com Martin Scorsese, a próxima temporada de...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...