Toda a programação de cinema do Itaú Cultural em abril ocorre em parceria com a 23ª edição do Festival É Tudo Verdade. Nos dias 3 e 10, apresenta um ciclo de curtas e longas-metragens documentários selecionados na edição do ano passado no festival, em ciclo organizado pelo instituto com curadoria de Amir Labaki. De 17 a 22, promove, no site www.itaucultural.org.br, mostra online exclusiva com filmes de cinco diretoras brasileiras que marcaram outras edições do evento. No mesmo período, ainda, o instituto exibe presencialmente as produções da competição latino-americana na atual edição e, no dia 24, apresenta o curta e o longa-metragem vencedores em 2018.

A Retrospectiva do Festival É Tudo Verdade abre o ciclo de abril, no dia 3, terça-feira, às 19h, com o curta-metragem Abissal, de 16 minutos. Neste documentário, o cineasta cearense Arthur Leite narra a pesquisa que fez sobre a vida do avô que nunca conheceu. A partir daí ele começa a investigar a história da própria família. Quanto mais mergulha nela, mais ele se afasta da ideia original, percebendo que a personagem, na verdade, é sua avó, Rosa – que, diante de uma câmera, se dispõe a fazer revelações inesperadas sobre esse passado desconhecido.

Na sequência, é exibido O Futebol. No longa-metragem, o diretor Sergio Oksman, conta o seu reencontro o pai, Simão, depois de 20 anos sem verem um ao outro. A realização da Copa de 2014 no Brasil fornece ao filho, que mora na Espanha, um pretexto para conviver algum tempo com o pai, retomando seu antigo hábito, de quando ele era garoto, de assistirem a jogos juntos. À medida que ambos se reaproximam, suas conversas os levam ao passado e a questões deixadas em aberto pela distância. Correndo em paralelo com a competição em campo, seus encontros deixam claro que algo escapou do plano inicial. Esta viagem poderá trazer, mais do que reconciliação, uma exploração em território desconhecido.

Em abril, a programação se renova em diálogo com o Festival É Tudo Verdade. Dando sequência ao ciclo do mês, a programação da Retrospectiva do Festival é Tudo Verdade no dia 10 serão exibidos Capistrano no Quilo, de Firmino Holanda, e Elevado 3.5, de João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo.

Este ciclo faz parte da nova programação de cinema do instituto, abrindo, às terças-feiras, espaço para as várias possibilidades de criação e produção audiovisual. Assim, com recorte curatorial mensal, o Itaú Cultural passa a oferecer mostras presenciais e online de filmes, parcerias com festivais nacionais, cursos de formação, ciclos de animação, terror, etnografia, documentários, entre outros gêneros.

No mês de março foi realizada a Mostra Longas Premiados de filmes que venceram premiações nacionais e internacionais.

com informações de assessoria