Representante da Rússia na briga pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “Loveless” venceu o prêmio de melhor longa do júri do Festival de Cinema de Londres 2017. O júri foi comandado por Andrea Arnold, de “Docinho da América”. As informações são do site da Variety.

Segundo o júri, “Loveless” é um “belo e muito poético filme, obscuro e feito com paixão feroz. Embora o filme se concentre na história íntima de uma família na Rússia, sente-se como uma tragédia universal, uma que reconhecemos como uma das grandes tristezas do mundo. O cineasta elevou a declaração pessoal a uma declaração social e política”.

“Loveless” estreou no Festival de Cannes 2017 vencendo também o prêmio do júri do evento francês. A trama dirigida por Andrey Zvyagintsev acompanha a história de Boris (Alexey Rozin) e Zhenya (Maryana Spivak), um casal em processo de divórcio. Após vários anos juntos, os dois se preparam para suas novas vidas: ele com sua nova namorada, que está grávida, e ela com seu parceiro rico. Com tantas preocupações, é difícil eles darem atenção ao filho Alyosha (Matvey Novikov). Até que ele desaparece misteriosamente.

Lucas Jardim analisou o projeto com uma crítica positiva na cobertura do Cine Set do Festival de Cannes. Leia clicando aqui.

O Festival de Cinema de Londres ainda premiou “Wajib”, de Annemarie Jacir. O britânico “The Kingdom of Us” ganhou como Melhor Documentário e “Rabbit Hunt”  se sagrou o melhor curta.