Na noite de domingo (23/08), estreou no canal AMC americano a série “Fear the Walking Dead”, o spinoff (projeto derivado) do sucesso “The Walking Dead”. E estreou com números históricos para a TV a cabo americana. O primeiro episódio, com uma hora e meia de duração, teve 10,1 milhões de espectadores durante a sua exibição, tornando-se a maior estreia da história dos canais a cabo americanos, tanto em números absolutos quanto por dados demográficos. Um número impressionante, ainda mais para a nossa época, no qual a audiência é fragmentada e muitos espectadores optam por gravar para ver depois ou assistir pela internet.

Esses números só animam o AMC a continuar a investir no projeto. “Fear the Walking Dead” é ambientada em Los Angeles no início da epidemia dos mortos-vivos, um período que não foi abordado na série original, e mostra um grupo de personagens tentando sobreviver à catástrofe que se abate sobre a cidade. No elenco estão Kim Dickens, Cliff Curtis, Frank Dillane, Elizabeth Rodriguez, entre outros. “Fear the Walking Dead” foi criada por Robert Kirkman (produtor da série original e criador da HQ “The Walking Dead”, na qual ambas as atrações são baseadas).

A respeito da exibição brasileira, “Fear the Walking Dead” teve uma exibição simultânea à americana no canal AMC Brasil, por enquanto disponível apenas na Sky.

A esperança do AMC, até agora sendo comprovada, é que “Fear the Walking Dead” chegue a se consolidar como um produto independente do seu seriado inspirador, assim como vem acontecendo com a igualmente bem sucedida “Better Call Saul”, também do canal. “Better Call Saul” é derivado da aclamada “Breaking Bad” e teve sua primeira temporada exibida no começo do ano.

A exemplo da original, “Fear the Walking Dead” terá uma primeira temporada curta, de apenas seis episódios, mas já tem sua segunda temporada confirmada para 2016. Enquanto isso, “The Walking Dead” retorna com a sua sexta temporada em outubro.