Depois de render o primeiro Oscar da história do Chile, “Uma Mulher Fantástica” não deu chances para os concorrentes e levou cinco estatuetas do Prêmio Platino: Melhor Filme, Melhor Direção para Sebastian Lelio, Melhor Atriz Para Daniela Vega, Melhor Roteiro e Montagem. A cerimônia de premiação aconteceu na noite deste domingo (29) n0 Teatro Grande Tlachco do Parque Ecoturístico Xcaret, no México.

“Uma Mulher Fantástica” acompanha a história de Marina (Daniela Vega), uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total.

Dirigido por Lucrecia Martel, “Zama” também fez bonito com três prêmios: Melhor Fotografia, Som e Melhor Direção de Arte para a brasileira Renata Pinheiro. No discurso de agradecimento, ela aproveitou a oportunidade para pedir ‘Lula Livre’. Por “Los Perros”, o chileno Alfredo Castro ganhou o Platino de Melhor Ator, enquanto “As Aventuras de Tadeo 2: O Segredo do Rei Midas” recebeu o troféu de Melhor Animação, “Muchos hijos, un mono y un castillo” foi o Melhor Documentário, o espanhol “Verão 1993” levou como Melhor Longa Iberoamericano e “A Cordilheira” ficou com Melhor Música Original.