Depois de todo o burburinho gerado em torno do filme, o filme Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Sonia Braga, não poderia seguir outro destino: seu primeiro lote de vendas para o mercado estrangeiro foi confirmado para mais de 50 países, com lançamentos em salas de cinema da Europa e da Ásia, e mais de 30 territórios, com distribuição em VoD (video on demand) pela Netflix. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, dia 31, pelo coprodutor e distribuidor internacional do longa, o francês Said Ben Said (o mesmo de Mapas para as estrelas, de David Cronenberg).

Até o momento, estão fechadas aquisições para Suíça, Noruega, República Tcheca, Grécia, Turquia, Dinamarca, Espanha, Polônia, Eslováquia, Portugal, Croácia, Bósnia, Eslovênia, Espanha, Itália, Bélgica, Sérvia e China. Um acordo com os Estados Unidos também está sendo fechado. Segundo Said Ben Said, o objetivo é estender essa lista para todos os territórios até o final de junho. Aquarius também será lançado nos cinemas franceses em 28 de setembro. No Brasil, a data de estreia ainda não foi definida, mas deverá ser anunciada nos próximos dias pela Vitrine.

Aquarius é uma produção da CinemaScópio, em coprodução com a SBS (França), Videofilmes e Globo Filmes, a partir de investimento do BNDES e incentivo do Funcultura Pernambuco. O filme traz Sonia Braga no papel principal e foi exibido pela primeira vez há duas semanas, em competição pela Palma de Ouro no Festival de Cannes, de onde saiu aclamado pelo público e pela crítica, apesar de não ter vencido em nenhuma das categorias competitivas.

Acordo com a Netflix exclui Brasil

Além do lançamento theatrical, o segundo filme de Kleber Mendonça Filho também poderá ser visto na Netflix em outros países. Um acordo especial foi assinado com a empresa de streaming para América do Norte, América Latina (exceto o Brasil), Austrália, Nova Zelândia, Grã Bretanha e Ásia (exceto China). Em cada território, Aquarius só será exibido pela Netflix três meses após o lançamento em salas de cinema. No Brasil, ainda não está definido o caminho do filme pós-salas de cinema.

Paralelamente, Aquarius segue carreira extensa em festivais internacionais de cinema ao redor do mundo – já são 25 exibições confirmadas –, começando pelo Festival de Sydney em junho, seguido de Munique (Alemanha) e Nantes (França), entre outras.

do site Filme B

Facebook Comments