O universo infantil está em alta no cinema amazonense em 2015. Assim como Izis Negreiros e Moacy Freitas, Augustto Gomes aborda as crianças no novo projeto da carreira, intitulado “Vila Mamulengo”. Filme será um média-metragem de 45 minutos com quatro capítulos intercalados envolvendo os mesmos personagens.

“Vila Mamulengo” traz a história de um garoto que se vê obrigado a morar no interior após a morte da mãe. No local, ele embarca em uma série de brincadeiras com as crianças da região e nas histórias contadas por ela. O problema é a presença de uma bruxa e do velho homem do saco, o Mamulengo do título. As gravações aconteceram de fevereiro a julho de 2014 nas cidades de Presidente Figueiredo e Manaus, além da Vila de Paricatuba. Lançamento, segundo Augustto Gomes, deve acontecer em abril, somente para convidados, antes de tentar circular em festivais no Brasil e ao redor do mundo.

vila mamulengo augustto gomesPara formar o elenco de “Vila Mamulengo”, Augustto Gomes resolveu apostar em crianças não-atores. “Fiz um teste de elenco em Manaus e Paricatuba em janeiro. Depois de escolhido o elenco, todos nos reunimos para passar o texto. Preferi que fosse assim, pois consigo melhor moldar o elenco a atingir o que pretendo”, afirma. O realizador declarou ainda que todo o projeto acabou sendo encampado pela equipe, a qual trabalhou de forma voluntária e dedicada à obra. “Teve um pai de uma figurante que chegou a pagar a alimentação de toda a equipe formada por umas 30 pessoas, já que as mães das crianças iam com a gente”, revela.

Augustto Gomes informou que “O Labirinto do Fauno” foi a grande inspiração para realizar o conceito visual de “Vila Mamulengo”. “A ideia era pegar o conceito lúdico da realidade do filme do Guillermo Del Toro com tudo sendo visto da ótica da criança, sendo os adultos retratados a partir do imaginário infantil. Não quero fazer um filme bobo ou tolo”, afirma.

Outro trabalho de Augustto Gomes para 2015 será o curta-metragem de ficção “Leco”. Roteiro vencedor do Proarte 2013, filme traz a história de um jovem de 18 anos, abandonado pela mãe quando criança e que mora em uma quitinete na praça da Igreja dos Remédios. O rapaz conhece dois jovens que juntos praticam pequenos furtos pelo centro de Manaus para sobreviver. Após a morte de um homem em um de seus assaltos, Leco tenta colocar em prática o plano de, sozinho, assaltar uma mansão para pegar dinheiro e joias. Filme ainda está em fase de finalização de roteiro e gravações devem começar no segundo semestre do ano.

vila mamulengo augustto gomes