A revolta causada pela ausência de “Birdman” e “A Teoria de Tudo” nos cinemas de Manaus no fim de semana de estreia dessas produções no restante do Brasil ilustra um grave problema crescente na cidade. Nos últimos dez anos, exceto por 2006 e 2008, pelo menos uma produção indicada ao Oscar de Melhor Filme não teve lançamento nas salas de exibição da capital amazonense.

argo manausEm 2005, a comédia dramática de Alexander Payne, “Sideways” não chegou aos cinemas de Manaus. Já em 2007, o sucesso indie “Pequena Miss Sunshine” surpreendeu ao não ter vez nas telas da cidade. A partir de 2009, com “Frost/Nixon”, a situação se tornou recorrente. No ano seguinte, as ausências ficaram por conta de “Educação” e “Um Homem Sério”. “Minhas Mães e Meu Pai”, ao lado de “Inverno da Alma”, não chegaram em 2011, enquanto “O Homem Que Mudou o Jogo” foi o único da turma de 2012 sem espaço.

A situação se agravou mesmo em 2013, quando nada menos que três filmes não conseguiram chegar às telas de Manaus: “Indomável Sonhadora”, “A Hora Mais Escura” e “Argo”. O filme de Ben Affleck acabou sendo o primeiro ganhador do prêmio principal do Oscar a não estrear nos cinemas da capital amazonense. Já em 2014, novamente três filmes não foram exibidos na cidade: “Ela”, “Nebraska” e “Philomena”.

Paciência também é necessária para as obras que conseguem furar o bloqueio. Ganhadores do prêmio de Melhor Filme, “Guerra ao Terror”, “O Artista” e “12 Anos de Escravidão” somente estrearam em Manaus depois de conquistar a estatueta do Oscar. O atraso em relação à estreia nacional, entretanto, já passava de um mês (no caso da produção estrelada por Jean Dujardin foram 2,5 meses!).

Para a tristeza dos cinéfilos locais, 2015 deve tornar o cenário ainda mais dramático: “Boyhood” já saiu do circuito comercial em todo Brasil sem chegar a Manaus, enquanto a reestreia de “O Grande Hotel Budapeste” voltou a não ter espaço nas salas locais. “Whiplash”, “Birdman” e “A Teoria de Tudo” estão em cartaz em várias cidades do país, porém, distante da capital amazonense. Se “Sniper Americano” possui boas chances por ser um drama de guerra dirigido por Clint Eastwood com Bradley Cooper, “Selma” deve encontrar dificuldades em romper barreiras por ser uma história muito americana. O único garantido é “O Jogo da Imitação” já em pré-estreia na cidade.

Enquanto isso…

brad pitt o homem que mudou o jogo manausManaus teve uma expansão no número de salas de cinema desde 2001, quando o Cinemark inaugurou oito espaços de exibição no Studio 5. A rede mineira Cinemais chegou em 2005 e expandiu ainda mais o circuito com 16 salas somando Millenium Shopping e Manaus Plaza Shopping. O Playarte entrou em janeiro de 2010 no mercado, com a abertura do Manauara Shopping. Em 2014, a empresa mexicana Cinepólis comprou o Cinemais e ainda abriu mais 10 salas no Shopping Ponta Negra. Por fim, o Cine Araújo lançou seis salas no Via Norte Shopping.

Resumo da ópera: Manaus está com 54 salas de exibição em funcionamento. E o número deve subir para 62 com a chegada da UCI Cinemas no Sumaúma Shopping ainda neste ano.

Todo esse crescimento no número de cinemas, entretanto, não representou variedade de filmes em Manaus. Cada vez mais produções fora do padrão de comédias populares brasileiras e dos principais lançamentos de Hollywood não encontram espaço nas salas de exibição. Filmes latino-americanos, asiáticos, europeus e até mesmo longas nacionais mais alternativos são raros de chegarem à capital amazonense.

Se isso não bastasse, o predomínio de cópias dubladas se estabeleceu de forma firme nos cinemas de Manaus. Empresas como Cinemark, Playarte, Kinoplex e Cine Araújo aboliram as versões com o áudio original, enquanto o Cinépolis ainda mantém as cópias legendadas nos shoppings Ponta Negra e Millenium. Em recente entrevista ao G1 Amazonas e Portal A Crítica, os gerentes da UCI informaram que os dublados vão ser o foco da rede em Manaus.

O que fazer?

abigail breslin pequena miss sunshine manausTrês caminhos são as opções para quem espera ver bons filmes em Manaus:

1) Download: essa é a forma mais prática para os cinéfilos de Manaus assistirem aos filmes do Oscar sem depender da boa vontade das empresas exibidoras. O ponto positivo, além de ser gratuito, está na quantidade de opções de filmes oferecidos por esses serviços. Pelo lado negativo, estão possíveis cópias com qualidades ruins e, goste ou não, a legalidade do procedimento.

2) Atitude de consumidor: quem gosta de ir ao cinema precisa ser mais ativo no papel de consumidor. Cobrar da gerência pelos filmes do Oscar, fazer reclamações nos sites e redes sociais das empresas exibidoras, shoppings e distribuidoras podem ser caminhos com possíveis resultados satisfatórios. Em 2014, por exemplo, o barulho causado pelas pessoas trouxe “Ninfomaníaca”, “Azul é a Cor Mais Quente”, “12 Anos de Escravidão” e “Tatuagem” para Manaus.

3) Surgimento de um cinema de arte: pensamento de longo prazo, o espaço voltado para salas de cinema alternativo pode ser alvo da Manauscult e da Secretaria de Estado de Cultura para revitalizar, por exemplo, prédios abandonados no Centro de Manaus. Parcerias com grupos privados como Itaú Cultural, Caixa ou a Fundação Joaquim Nabuco seriam possibilidades viáveis nos moldes do feito em cidades como Fortaleza e Recife.

LISTA DE 2005 A 2015 DOS INDICADOS AO OSCAR DE MELHOR FILME:

2005
Sem exibição em Manaus: Sideways
Exibidos em Manaus: Menina de Ouro, O Aviador, Ray e Em Busca da Terra do Nunca

2006
Sem exibição em Manaus: nenhum
Exibidos em Manaus: Crash, Boa Noite e Boa Sorte, Munique, O Segredo de Brokeback Mountain e Capote

2007
Sem exibição em Manaus: Pequena Miss Sunshine
Exibidos em Manaus: Os Infiltrados, Babel, Cartas de Iwo Jima e A Rainha

2008
Sem exibição em Manaus: nenhum
Exibidos em Manaus: Onde os Fracos Não Têm Vez, Sangue Negro, Desejo e Reparação, Conduta de Risco e Juno

2009
Sem exibição em Manaus: Frost/Nixon
Exibidos em Manaus: Quem Quer Ser Um Milionário?, O Curioso Caso de Benjamin Button, O Leitor e Milk

2010 (mudança para 10 indicados)
Sem exibição em Manaus:
Educação e Um Homem Sério
Exibidos em Manaus: Guerra ao Terror, Avatar, Distrito 9, Preciosa, Um Sonho Possível, Up – Altas Aventuras, Amor Sem Escalas e Bastardos Inglórios

2011
Sem exibição em Manaus: Inverno da Alma* e Minhas Mães e Meu Pai
Exibidos em Manaus: O Discurso do Rei, A Rede Social, A Origem, Toy Story 3, Cisne Negro, O Vencedor, 127 Horas e Bravura Indômita

2012
Sem exibição em Manaus:
O Homem Que Mudou o Jogo
Exibidos em Manaus: O Artista, A Árvore da Vida, A Invenção de Hugo Cabret, Meia-Noite em Paris, Cavalo de Guerra, Histórias Cruzadas, Os Descendentes e Tão Perto, Tão Forte

2013
Sem exibição em Manaus: Argo, A Hora Mais Escura e Indomável Sonhadora
Exibidos em Manaus: Django Livre, Amor, O Lado Bom da Vida, Os Miseráveis, As Aventuras de Pi e Lincoln

2014
Sem exibição em Manaus: Nebraska, Ela e Philomena
Exibidos em Manaus: 12 Anos de Escravidão, O Lobo de Wall Street, Gravidade, Trapaça, Capitão Phillips e Clube de Compras Dallas

2015
Sem exibição em Manaus já lançados no Brasil: Boyhood, O Grande Hotel Budapeste, Whiplash, A Teoria de Tudo e Birdman
Exibido em Manaus: O Jogo da Imitação
Ainda por estrear no Brasil: Selma e Sniper Americano

filmes oscar manaus

(*exibido em sessão única no Amazonas Film Festival de 2010)