Abbas Kiarostami, diretor iraniano de filmes como “Cópia fiel”, “Gosto de cereja” e “Close-up”, morreu aos 76 anos, disse nesta segunda-feira (4) o jornal inglês “The Guardian”.

Como publicado pelo Cine Set em março deste ano, Kiarostami lutava contra um câncer no intestino, pelo qual a ficar em coma por uma hemorragia provocada durante o tratamento.

Abbas Kiarostami é considerado um dos principais nomes do cinema contemporâneo, que ganhou importância a partir dos anos 1990. No Brasil, poucos títulos dele foram exibidos, alguns apenas em festivais. Conhecido por trabalhos fundamentais do cinema iraniano como “Close-Up”, “Atrás das Oliveiras”, “Cópia Fiel” e “Um Alguém Apaixonado”, Abbas Kiarostami venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1997 com o filme “Gosto de Cereja”.

Sem lançar um filme desde “Um Alguém Apaixonado”, de 2012, Abbas Kiarostami preparava a volta para os cinemas. O diretor iraniano estava finalizando “24 Frames Before and After Lumiere“, compilação de 24 curtas comandados por ele ao longo dos últimos três anos.