A página oficial do filme “O olmo e a gaivota”, novo projeto das diretoras Petra Costa e Lea Glob, lançou nesse início de novembro uma campanha online para que o longa estreie em Manaus (AM). O documentário mescla ficção e realidade ao abordar o processo da gravidez da atriz de teatro Olivia Corsini, trazendo a tona uma densa discussão sobre a maternidade.

Até o momento, cerca de 1,9 mil pessoas foram atingidas pela campanha de divulgação do filme na rede social Facebook. Você pode conferir a página aqui. A ação nas redes sociais faz parte de uma campanha maior para que o longa-metragem seja exibido no máximo de cidades possíveis pelo país.

No Facebook, é possível encontrar eventos buscando apoio do público em cidades como Recife (PE), Belém (PA), Maceió (AL), dentre outras. Atualmente, o filme está passando nos cinemas de São Paulo (SP), Santos (SP), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Assista ao trailer:

Recentemente, o documentário de Petra Costa gerou polêmica por conta do discurso da diretora após receber o prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio 2016. Na ocasião, ela defendeu os direitos das mulheres e gerou uma onda de protestos conservadores.

Logo após as críticas ao discurso, foi lançado um vídeo de divulgação estrelado pelos atores Bruna Linzmeyer, Barbara Raquel Paz, Johnny Massaro, Fernando Alves Pinto, Ricardo Targino, Alexandre Borges, Julia Lemmertz, Mumu, Nanda Costa, Gus Machado e Julia Bernat. Nele, os atores aparecem caracterizados como a protagonista de “O olmo e a gaivota”, defendendo o direito da mulher ao próprio corpo. Confira o vídeo abaixo:

A estreia nacional de “O olmo e a gaivota” aconteceu em 5 de novembro.