O fim do ano reserva a estreia de dois importantes curtas-metragens do cinema amazonense em Manaus: “Obeso Mórbido”, de Diego Bauer (“O Tempo Passa“) e Ricardo Manjaro (“O Necromante“), e “Sons do Igarapé”, de Victor Kaleb. Os filmes da Artrupe Produções – o primeiro em parceria com a Duplo Filme – serão exibidos, pela primeira vez na cidade, no próximo dia 15 de dezembro, no Cine Teatro Guarany, localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 1.546, Centro, anexo a Vila Ninita. A sessão começa a partir das 18h30 com entrada gratuita.

“Sons do Igarapé” marca o primeiro filme de Victor Kaleb como diretor de curtas-metragens após atuar em peças de teatro da Artrupe e no curta “Aquela Estrada”, de Rafael Ramos, e “No Céu da Boca Cresceu Saturno”, de Francis Madson. A obra traz a história de um casal morando isolado que encontram um ser sem pêlos. Segundo o realizador, a ideia é trabalhar as questões sobre as conexões e relacionamentos humanos com a música sendo elo fundamental deste processo.

Já “Obeso Mórbido” mostra o processo emagrecimento de Diego Bauer. Ao longo de quase dois anos, ele perdeu mais de 40kg ao fazer reeducação alimentar e adotar uma rotina de exercícios físicos. Com 15 minutos de duração, a produção amazonense mostra como a questão do peso se tornou uma obsessão para ele, trazendo também abordagens quanto ao culto do corpo, redes sociais e incomunicabilidade. O projeto rendeu a Bauer o prêmio de Melhor Ator em Curta-Metragem do Festival Maranhão na Tela.