Restam 44 dias para o Oscar e já é possível prever alguns cenários para a festa de 2 de março:
– “Gravidade”, “12 Anos de Escravidão” e “Trapaça” disputam a categoria de Melhor Filme. O favorito segue sendo a obra do homem livre transformado em escravo após ser enganado, porém, o peso do marketing de Harvey Weinstein pode ajudar o novo longa de Christian Bale.
– Alfonso Cuarón é o grande favorito para Melhor Diretor e dará alguma esperança de “Gravidade” levar Melhor Filme. A vitória seria a primeira da América Latina entre as principais categorias do Oscar. Porém, a força de Steve McQueen (“12 Anos…”) e David O. Russell (“Trapaça) podem dificultar a conquista do mexicano.
– se Cate Blanchett já ganhou como Melhor Atriz, a disputa entre os homens será acirrada. Chiwetel Ejiofor vai depender da força de “12 Anos de Escravidão” para manter o favoritismo. A Academia, porém, possui uma queda por atuações de entrega física e corrigir injustiças cometidas em outras edições. Eis as chances de Matthew McConaughey e Leonardo DiCaprio, respectivamente.
– o duelo em Melhor Ator Coadjuvante vai reunir Jared Leto (capaz de dar o único Oscar para “Dallas Buyers Club”) e Michael Fassbender (prêmio seria um reconhecimento da Academia para um dos melhores da atual geração). Quanto a Atriz Coadjuvante, Jennifer Lawrence terá de superar o peso da vitória em 2013 com “O Lado Bom da Vida” para vencer novamente. Isso ajuda a novata Lupita Nyong’o.
– por fim, “A Grande Beleza” sai como favorita em Melhor Filme Estrangeiro, “Frozen” e “The Wind Rises” disputam o Oscar de Animação, Spike Jonze deve ser recompensado em Roteiro Original e “12 Anos de Escravidão” deve confirmar o favoritismo em Roteiro Adaptado.
SURPRESAS DAS INDICAÇÕES AO OSCAR 2014
Os pequenos dramas ingleses sempre são bem aceitos em Hollywood (“Segredos e Mentiras”, “Educação”, “O Discurso do Rei”). O longa de Stephen Frears chegou pelas beiradas, tirando nomes de peso como “O Mordomo da Casa Branca”, “Rush” e “Blue Jasmine”. Respeito dos membros da Academia por Judi Dench contribui bastante para a inclusão em Melhor Filme.
Seis filmes na carreira e três indicações ao Oscar (“Sideways”, “Os Descendentes” e agora “Nebraska”). Payne conseguiu desbancar nomes apontados como favoritos e com excepcionais trabalhos em 2013, casos de Paul Greengrass (“Capitão Phillips”) e os irmãos Coen (“Inside Llewyn Davis”).
Sujeito capaz de se entregar fisicamente a um personagem como nenhum outro em Hollywood, Bale precisou engordar bastante para ser o protagonista de “Trapaça”. Pouco cotado para entrar na disputa de Melhor Ator, contou com a força do filme nas últimas semanas para conseguir a vaga entre os cinco (leia-se: investimento pesado da The Weinstein Company no marketing).
Oscar sem Meryl Streep não é Oscar. Assim devem pensar os votantes da Academia. Não que a atuação dela seja ruim em “Álbum de Família” (uma das poucas coisas válidas do filme, diga-se de passagem). Porém, a lista de esnobadas mostra os motivos dela não precisar ser indicada neste ano.
Comediante de bons filmes de humor (“Superbad” e “Ligeiramente Grávidos”), Jonah Hill tinha tudo para ficar repetitivo como Seth Rogen ou Michael Cera. Porém, ao optar trabalhar com nomes como Martin Scorsese, Leonardo DiCaprio e Brad Pitt, mostrou estar disposto a crescer como ator. Segunda indicação ao Oscar na carreira (“O Homem Que Mudou o Jogo” em 2012).
Desprezada pela Academia em “Simplesmente Feliz”, Hawkins ganhou nova chance no Oscar por “Blue Jasmine”. Mesmo repetindo trejeitos da personagem que a consagrou nos cinemas, a atriz ganha agora o reconhecimento da turma de Hollywood (não que isso signifique algo muito importante).
Lupita Nyongo’o e Barkhad Abdi
As indicações de ambos já eram mais do que esperadas. Porém, impressiona o talento desses jovens atores em seus papéis de estreias no cinema. Se os dois vencerem, justiça será feita.
Seria injusto o novo filme de Wong Kar-Wai disputar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Porém, não há como negar se tratar de um filme com vigor estético e cuidado técnico admiráveis. Justa as duas indicações (figurino e fotografia).
Nada como um dia após o outro… Incluído ao Framboesa de Ouro como pior filme do ano na quarta-feira. No dia seguinte, indicado a quatro categorias do Oscar 2014 (Efeitos Visuais, Maquiagem e Penteado, Mixagem e Edição de Som). Mesmo assim, a Disney não está nem aí pelo enorme prejuízo causado pela obra estrelada por Johnny Deep.
ESNOBADAS DAS INDICAÇÕES AO OSCAR 2014
Adéle Exarchopoulos, Julie Delpy e Greta Gerwig
Todo o conservadorismo do Oscar apareceu na categoria de Melhor Atriz. Como dispensar esses ótimos trabalhos para optar mais uma vez por Meryl Streep ou o trabalho apenas correto de Sandra Bullock em “Gravidade”? É a velha Academia…
Sobrou uma vaga possível para a Academia preencher na categoria de Melhor Filme e os votantes não lembraram dessa obra-prima francesa? Tem tapetão no Oscar?
Que “Capitão Phillips” seria coadjuvante nessa temporada de premiações, isso não chega a ser novidade. Porém, as exclusões de Greengrass como diretor e, principalmente, Hanks para Melhor Ator surpreenderam o mundo do cinema e as bolsas de aposta.
Se teve um filme realmente esnobado nesse Oscar 2014 este foi “Rush”. Nem nas categorias técnicas (como deixaram a montagem do longa de fora???) a obra teve chance. Com isso, sobrou para o ótimo ator alemão que ficou fora da lista de atores coadjuvantes. Fica triste não: ainda sobrou o SAG e o Bafta!
Vencedor do Festival de Sundance em 2013, o filme perdeu a força durante a temporada de premiações como a obra independente da vez. As possibilidades do diretor Ryan Coogler e do ator Michael B. Jordan caíram cada vez mais ao longo do tempo. Terminou sem nada, vendo “Philomena” ocupar as vagas dos filmes menores.
Queridinhos da Academia. Essa fama adquirida pelos irmãos Coen nos últimos anos fazia sentido, pois, quase todos os filmes lançados concorriam ao prêmio principal (“Onde os Fracos Não Têm Vez”, “Bravura Indômita”, “Um Homem Sério”). Os elogios da crítica americana, a excelente trilha sonora, os atores conceituados de sempre e a fotografia quase em preto e branco já indicavam “Llewyn Davis” como forte candidato ao Oscar 2014. Só que não. E a Academia dá uma bela ignorada na dupla.
Por incrível que pareça, Redford nunca levou um Oscar como ator. A única estatueta dourada do astro foi ao vencer pela direção de “Gente como a Gente” (1980). “All is Lost” era a chance da Academia corrigir essa injustiça histórica. A força da categoria neste ano, porém, adiou a possibilidade.
Cotado até para Melhor Filme, “Walt nos Bastidores de Mary Poppins” foi um verdadeiro fracasso: uma indicação. Nem mesmo todo o esforço de Emma Thompson levou o longa a ter sucesso perante a Academia.
O Oscar procurou, ao máximo, dar uma força para a Pixar ao premiar “Valente” no ano passado. Porém, “Universidade Monstros” foi demais até mesmo para a Academia. Sinal que o estúdio da Disney precisa se reinventar com histórias originais e sem tantas continuações.
Quem não gosta do Oscar afirma que a premiação deixou o caráter artístico de lado para o marketing determinar os indicados e vencedores. Muito disso, infelizmente, é verdade. Porém, não deixa de ser boa a exclusão de Winfrey como melhor atriz coadjuvante e evitar qualquer indicação ao fraco “O Mordomo da Casa Branca”. O lobby, dessa vez, não funcionou.
====================================================================================
Melhor Filme
Trapaça
Dallas Buyers Club
Gravidade
Nebraska
Ela
Philomena
12 Anos de Escravidão
O Lobo de Wall Street
Capitão Phillips
Melhor Diretor
Alfonso Cuarón, por Gravidade
Steven McQueen, por 12 Anos de Escravidão
David O. Russell, por Trapaça
Martin Scorsese, por O Lobo de Wall Street
Alexander Payne, por Nebraska
Melhor Ator
Chiwetel Ejiofor, por 12 Anos de Escravidão
Leonardo DiCaprio, por O Lobo de Wall Street
Matthew McConaughey, por Dallas Buyers Club
Bruce Dern, por Nebraska
Christian Bale, por Trapaça
Melhor Atriz
Cate Blanchett, por Blue Jasmine
Amy Adams, por Trapaça
Sandra Bullock, por Gravidade
Judi Dench, por Philomena
Meryl Streep, por Álbum de Família
Melhor Ator Coadjuvante
Michael Fassbander, por 12 Anos de Escravidão
Jared Leto, por Dallas Buyers Club
Barkhad Abdi, por Capitão Phillips
Jonah Hill, por O Lobo de Wall Street
Bradley Cooper, por Trapaça
Melhor Atriz Coadjuvante
Jennifer Lawrence, por Trapaça
Lupita Nyong’o, por 12 Anos de Escravidão
June Squibb, por Nebraska
Julia Roberts, por Álbum de Família
Sally Hawkins, por Blue Jasmine
Melhor Animação
Os Croods
Meu Malvado Favorito 2
Ernest e Celestine
Frozen
The Wind Rises
Melhor Filme Estrangeiro
A Grande Beleza (Itália)
A Caça (Dinamarca)
Alabama Monroe (Bélgica)
Omar (Palestina)
The Missing Picture (Camboja)
Melhor Roteiro Original
Trapaça
Blue Jasmine
Dallas Buyers Club
Nebraska
Ela
Melhor Roteiro Adaptado
Philomena
12 Anos de Escravidão
O Lobo de Wall Street
Capitão Phillips
Antes da Meia-Noite
Melhor Fotografia
O Grande Mestre
Gravidade
Inside Llewyn Davis
Nebraska
Os Suspeitos
Melhor Figurino
O Grande Gatsby
O Grande-Mestre
Trapaça
12 Anos de Escravidão
The Invisible Woman
Melhor Montagem
Trapaça
Capitão Phillips
Dallas Buyers Club
Gravidade
12 Anos de Escravidão
Melhor Maquiagem e Penteado
Dallas Buyers Club
Vovô Sem Vergonha
O Cavaleiro Solitário
Melhor Trilha Sonora Original
A Menina Que Roubava Livros
Gravidade
Ela
Philomena
Walt nos Bastidores de Mary Poppins
Melhor Música Original
“Alone Yet Not Alone”, por Alone Yet Not Alone
“Happy”, por Meu Malvado Favorito 2
“Let it Go”, por Frozen
“The Moon Song”, por Ela
“Ordinary Love”, por Mandela
Melhor Desing de Produção
Trapaça
Gravidade
O Grande Gatsby
Ela
12 Anos de Escravidão
Melhor Edição de Som
All is Lost
Capitão Phillips
Gravidade
O Hobbit: A Desolação de Smaug
O Cavaleiro Solitário
Melhor Mixagem de Som
Capitão Phillips
Gravidade
O Hobbit: A Desolação de Smaug
Inside Llweyn Davis
O Cavaleiro Solitário
Melhores Efeitos Visuais
O Hobbit: A Desolação de Smaug
Gravidade
Homem de Ferro 3
Star Trek – Além da Escuridão
O Cavaleiro Solitário
Melhor Documentário
O Ato de Matar
Cutie and the Boxer
Dirty Wars
The Square
20 Feet from Stardom
Melhor Curta-Metragem Documentário
CaveDigger
Facing Fear
Karama Has no Walls
The Lady in Number 6: Music Saved My Life
Prison Terminal: The Last Days of Jack Hall
Melhor Curta-Metragem
Feral
Get a Horse!
Mr. Hublot
Possessions
Room on The Broom
Melhor Curta-Metragem de Animação
Aquel no Era Yo
Avant Que de Tout Perdre
Helium
Pitääkö Mun Kaikki Hoitaa?
The Voorman Problem