A série de documentários “Ciência na Amazônia”, produzida pela agência Amazônia Real, mostra as trajetórias de cinco pesquisadores que enfrentaram o negacionismo, os ataques e a falta de recursos durante os quatro anos de governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Nas entrevistas, eles falam sobre o futuro da ciência na Amazônia e sobre os próprios legados.  

O primeiro episódio, “O homem da natureza”, já está disponível no canal do YouTube da agência e revela detalhes da vida e das pesquisas do ecólogo Philip Martins Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). 

Aos 75 anos, o norte-americano é reconhecido como um defensor da floresta e de seus povos e por não temer os desafios e ameaças que enfrenta para pesquisar os impactos socioambientais dos megaempreendimentos na Amazônia. O cientista recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua participação no Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), em 2007.  

Pesquisador Philip Martins Fearnside, do INPA, é o primeiro entrevistado da série. Foto: César Nogueira

Os outros episódios, cada um de cerca de 20 minutos, retratam as trajetórias da antropóloga e linguista Ana Carla Bruno, do Inpa; do epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz Amazônia; da historiadora Patrícia Melo, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e do antropólogo João Paulo Barreto, fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi.  

Todos os episódios da série de documentários serão lançados até o final de janeiro de 2023. Eles foram produzidos com o apoio financeiro do Instituto Serrapilheira, com roteiro e direção da jornalista Kátia Brasil. Além do Youtube, são veiculados também no programa Megafone, da TVT. 

“Por diversos momentos fiquei emocionada com eles e elas. São pessoas inspiradoras para a ciência brasileira dentro de suas profissões e que devem ser reverenciadas pelas futuras gerações”, diz Kátia, uma das fundadoras da Amazônia Real.  

As gravações da série “Ciência na Amazônia” foram realizadas durante o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022. 

Serviço

O que: Série “Ciência na Amazônia”

Primeiro episódio: Philip Martin Fearnside – “O homem da natureza”

Onde assistir: https://www.youtube.com/@AmazoniaReal

Site da Amazônia Real: https://amazoniareal.com.br/

Equipe:

Cinematografia e montagem: César Nogueira

Som direto: Naila Fernandes

Coloração: Valentina Ricardo 

Mixagem de som: Heverson Batista, Batata

Motorista: Augusto Mattos

Pesquisa: Elaíze Farias

Pesquisa no acervo de imagem e fotografia: Alberto César Araújo

Designer e redes sociais: Lívia Lemos

Produção de conteúdo: Iris Brasil

Consultora de projeto: Cristina Camargo 

Direção e roteiro: Kátia Brasil

Apoio divulgação: TVT  

Apoio financeiro: Instituto Serrapilheira

com informações de assessoria