O cinema brasileiro será atração em Milão, uma das cidades mais importantes da Itália, entre os dias 6 e 8 de julho, com o retorno do Agenda Brasil. A Cineteca Milano Arlecchino (histórico cinema, recém-reaberto pela Fondazione Cineteca) e o Eliseo Multisala serão os locais de exibições das sessões. O convidado especial desta edição será Camilo Cavalcante, diretor recifense de premiados filmes como “A História da Eternidade” e “King Kong en Asunción“.

Camilo irá lançar um livro sobre os bastidores de “A História da Eternidade”. Nele, o diretor revela a versão original do roteiro ,que originou o enredo do filme lançado em 2014, oferece detalhes sobre a criação dos personagens e da pequena cidade sertaneja onde se passa a história, propõe conteúdos especiais, além de um caderno com imagens dos bastidores. Há também textos de críticos e especialistas em cinema sobre o impacto poético dessa aclamada obra. A produção estrelada por Irandhir Santos também será exibida assim como “King Kong en Asunción”, ganhador do Festival de Gramado em 2020.

O primeiro dia do festival fará uma homenagem ao diretor Breno Silveira, do sucesso “2 Filhos de Francisco” e falecido recentemente. “Gonzaga, de pai para filho” foi o filme dele escolhido para a exibição. A cerimônia de abertura do evento contará com a sessão de “A Viagem de Pedro”, novo longa de Laís Bodansky e estrelado por Cauã Reymond. Para fechar o festival, “Pacarrete”, de Allan Deberton.

“O Agenda Brasil volta em um formato compacto, não competitivo, mas sempre com o escopo de oferecer um panorama inspirador do cinema nacional.Para nós, é como a retomada de um discurso interrompido, e o programa que criamo spara 2022 representa um equilíbrio perfeito entre os mais diferentes gêneros cinematográficos. Preparem-se para rir, chorar, cantar, ou seja, se emocionar”, antecipa Regina Nadaes Marques, diretora da Associação Vagaluna.

com informações de assessoria