Dirigido por Thiago Morais, “Cem Pilum – A História do Dilúvio” segue circulando Brasil afora. Desta vez, a produção realizada com o apoio do Museu Amazônico, da Universidade Federal do Amazonas, será exibido dentro da programação do 9º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos. O curta-metragem de animação resgata uma das histórias contadas por Feliciano Lana, líder do povo Dessana, morto durante a pandemia da Covid-19. Anteriomente, o filme esteve na 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e também foi exibido em Paris em um evento promovido pela Unesco.

Realizado pelo Instituto Cinezen Cultural, o Santos Film Fest traz como tema desta edição o seguinte lema: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!”. Retirada do clássico samba “Volta por Cima”, de 1962, de Noite Ilustrada, os versos servem para apontar a reconstrução do país após anos de ataques à cultura. As mostras competitivas são divididas entre: mostra de longas nacionais, mostra de curtas de ficção nacionais, mostra de curtas de documentários nacionais, mostra de curtas de animação nacionais, mostra regional de curtas-metragens, Mostra Humanidades e a Mostra de Terror.

As mostras nacionais de longas e curtas de ficção e documentário acontecerão no auditório do Sesc Santos. Serão cerca de dez longas e dez curtas de várias partes do Brasil que dão um panorama do cinema brasileiro contemporâneo e traz temas diversos como representatividade negra, indígena, LGBTQIAP+, cidadania, em tramas de gêneros que vão da ficção ao documentário. Os melhores filmes e diretores receberão o prêmio do júri e premiação de voto popular. As sessões acontecem no auditório do Sesc Santos entre 21 e 25 de junho, de quarta a domingo, sendo que durante a semana as exibições são às 17h30 e às 19h30 e, no fim de semana, às 15h e 17h. Será preciso retirar o ingresso gratuito disponibilizado uma hora antes do horário de cada sessão.

A Mostra Humanidades, que tem filmes brasileiros e estrangeiros (França, Marrocos, Líbano etc.), acontece no Cine Arte Posto 4, entre 22 e 28 de junho, com sessões às 16h, 18h30 e 21h. No Cine Arte também acontecerá a reprise da mostra regional e exibições comemorativas de Operação Dragão, Central do Brasil e O Exorcista.

A Mostra Regional ocorre no Cine Roxy 5, em 26 de junho, na sessão de 21h20. Os curtas selecionados serão exibidos após a sessão hors concours do curta Fã Número 1, de Élder Fraga.

A Mostra de Curtas de Animação se espalhará pelas sessões infantis em Caruara, morros, Praças e escolas. Já a Mostra de Terror acontecerá na Cinemateca de Santos.

O júri da mostra competitiva nacional foi formado pelos cineastas Andrea Pasquini e Diego da Costa e o professor doutor Jamer Guterrez de Mello. O júri das mostras regional e de animação reuniu a atriz Tamirys O’hanna, a designer gráfico Márcia Okida e o professor e coordenador do curso de cinema da Unisantos, Wanderley Camargo. Já a mostra de terror teve como jurados os professores Rogério Ferraraz, Leandro Cesar Caraça e a atriz Ondina Clais.

9º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos conta com direção de André e Paula Azenha, tem apoios institucionais da Secretaria Municipal de Cultura de Santos, Câmara Municipal de Santos (por meio de emendas parlamentares de vereadores), e Unisantos, apoios culturais de Shopping Pátio Iporanga e Cine Roxy, apoios de Novotel, Cantina Di Lucca, Restaurante Beduíno, Gardênia Flores, Padaria Nova Princesa, Grupo Inclusão Para Todos, Open House Idiomas, Dym Art Studio, Histórias do Cinema e da TV. Festa Encantada Eventos, ASA: Academia Santista de Arte e Cinemateca de Santos.

com informações de assessoria