A primeira edição do Cine Casarão Festival, marcada para ocorrer entre os dias 27 e 29 de outubro, na Rua Barroso e nas dependências do Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), contará com a exibição gratuita de 30 produções, entre longas e curtas-metragens locais, nacionais e internacionais. O evento, que será das 19h às 23h (exceto no dia 29, quando inicia às 16h), terá parceria inédita com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, realizada anualmente na capital paulista.  

De acordo com João Fernandes, diretor do CCCI e organizador do Cine Casarão Festival, serão disponibilizadas, diariamente, na Rua Barroso, 300 cadeiras durante as exibições. “A ideia é que o público chegue no local, escolha seu assento e fique confortável para conferir os filmes. Porém, isso não impede que outras pessoas, que não consigam ocupar os lugares, não possam assistir aos filmes nas laterais ou, até mesmo, na extensão da rua. Teremos uma tela de projeção que permitirá isso”, explica.  

Além disso, haverá lounges para troca de ideias, espaços instagramáveis, bem como um espaço gastronômico. “Estamos preparando uma estrutura para que todos possam ter uma experiência inesquecível. Queremos proporcionar três dias de festival com uma grade de programação que atraia diferentes públicos e que muitos possam ter acesso a produções que, dificilmente, chegam nos cinemas locais. Aliás, ao longo dos anos, essa tem sido a função do Cine Casarão, trazer para Manaus obras que não entram em cartaz nas grandes redes de cinema”, comenta Fernandes.  

Tecnologia 

Mostra de SP e Casarão de Ideias firmam parceria para o festival.

Outro diferencial do Cine Casarão Festival, será a exibição de filmes que utilizam como recurso óculos VR (realidade virtual). “É inegável que a tecnologia tem conquistado um espaço – e público – considerável dentro do universo do cinema. Levando isso em consideração, nada mais justo do que também oferecermos essa opção. Então, algumas sessões de alguns filmes o espectador poderá fazer uso dos óculos VR durante a exibição. E isso inclui a garotada que poderá assistir animações em realidade virtual”, adianta ele.  

Para além das exibições, o festival terá, também, uma programação formativa que ocorrerá nas dependências do Centro Cultural Casarão de Ideias. “Um evento como este, vai muito além da exibição de longas e curtas. O audiovisual, principalmente na Região Norte do País, precisa ser amplamente debatido, difundido, aprimorado. E para dar suporte neste quesito teremos uma programação formativa com oficinas técnicas e bate-papo com diretores convidados para que todos possam entender mais dos processos que envolvem uma produção”, reforça.  

E para ‘coroar’ a primeira edição do Cine Casarão Festival haverá, diariamente, shows temáticos em homenagem ao cinema nacional. “Estamos preparando tudo para que sejam três dias inesquecíveis, com muita cultura, muita arte, muita música e muito cinema. Muito em breve vamos divulgar os filmes selecionados, bem como os horários de exibição para que todos possam se programar”, finaliza Fernandes.

com informações de assessoria