Filmes fora do gênero drama e comédia no cinema realizado no Amazonas nesses anos 2000 ainda continuam raros. “A Lista”, de Rod Castro e Leonardo Mancini, e “A Última no Tambor”, feito por Ricardo Manjaro, são alguns exemplares recentes de suspenses produzidos no Estado nos últimos anos. Ao lado do noivo Adson Queiroz, Abelly Cristyne se prepara para entrar neste seleto grupo ao dirigir “Tocaia”.

Filme será um curta-metragem de ação e suspense com gângsteres perigosos como protagonistas. A trama de “Tocaia” traz o duelo entre os traficantes Paulo (Fernando Crispim) e Ruan (Hernan Herrera). Antes amigos, a dupla, agora em lados opostos, luta para destruir um ao outro. Paulo vai mais longe e contrata a assassina Rubi (Ananda Chamma) para matar o rival. Porém, a chegada de Pablo, irmão gêmeo de Paulo, muda todo o contexto e traz reviravoltas à história.

tocaia abelly cristyne adson queirozAlém de Fernando Crispim, Ananda Chamma e Hernan Herrera, o elenco de “Tocaia” traz ainda Bernardo Oliveira, Gérson Sobreira, Charles Rodrigues, Junior Victorino, Adriano Holmes e Lucas Martins. Segundo Abelly Cristyne, o gosto por filmes de suspense, ação e romance a levaram a fazer o curta. “Muitas pessoas me apoiaram e disseram que tinham vontade de trabalhar em um filme com essa pegada. A inspiração para o roteiro surgiu assistindo filmes do Quentin Tarantino e o brasileiro ‘Dois Coelhos'”, disse a diretora.

Gravar um filme como “Tocaia” foi um desafio para Abelly Cristyne, Adson Queiroz e toda a equipe. Os ajustes das datas de gravações, segundo a realizadora, era bastante complicado. “Tivemos o ano corrido demais. Nossa equipe e elenco só podiam filmar aos finais de semana por conta do trabalho de cada um de segunda a sexta-feira. Durante os meses de fevereiro e março contamos com o apoio da Casa do Cinema e Casarão de Ideias para reuniões e ensaios. As gravações começaram em abril no bar O Chefão, no estaleiro Telenaltica (onde aconteceu uma sequência de explosão), na sede da produtora La Xunga Produções e no Aeroclube, onde ocorre uma cena importantíssima do filme. Conseguimos finalizar toda a parte de filmagem em outubro”, disse.

Vinda do curta de ficção “O Tempo Que Volta” e o documentário “Artistas: Um Espetáculo Urbano”, Abelly Cristyne pretende lançar “Tocaia” até o fim de 2015. O projeto encontra-se em fase de pós-produção com trabalho no processo de correção de cor, áudio, construção da trilha sonora e ajuste de imagem. “Considero que o filme será bom para o cinema amazonense; não é toda hora que vemos um projeto com a temática de ação, aventura e suspense sendo gravado na cena local”, diz a diretora.

Por fim, Abelly Cristyne faz questão de lembrar a importância de todos os integrantes da equipe de “Tocaia”. “Gostaria de agradecer as pessoas que tanto ajudaram e se esforçaram para realizarem essa produção: André Poplade com a direção de fotografia,  Alex Maia, Dario Mattos, Orlando Jr na preparação da cena final; Carol Nogueira e Esterffany Martins (dupla que correu atrás dos elementos necessários para a realização do filme; o casal Blood e Eva (responsáveis pelos efeitos especiais), a diretora de arte Tainá Lima com a colaboração de Isabela Catão, a diretora de figurino Adrielly Cordeiro, o produtor Leonardo Scantbelruy, Lincoln Mar pela sonoridade do curta, Ari Santos e Pauleanderson, nossos assistentes de direção; Zeudi Souza e Augustto Gomes como os preparadores de elenco; além do Bernardo Oliveira e Wesley Santos. Espero não ter esquecido nenhum membro”, finaliza a diretora.

tocaia abelly cristyne curta cinema amazonense

___________________________________________________________________________________________________________

VEJA OUTRAS MATÉRIAS DO ESPECIAL SOBRE O CINEMA NO AMAZONAS EM 2015