A primeira edição do Cine Casarão Festival dará destaque ao cinema produzido na Região Norte do Brasil: uma seleção de 18 curtas-metragens vindos de seis Estados será exibida no evento previsto para acontecer nos dias 27, 28 e 29 de outubro. As sessões gratuitas serão realizadas no próprio Casarão de Ideias e em dois cinemas a céu aberto montados exclusivamente para o festival na Rua Barroso, ambos no Centro de Manaus.

Com curadoria feita por Caio Pimenta, fundador, editor-chefe do Cine Set e pessoa que escreve este texto, a ideia foi fazer uma seleção de curtas-metragens diversos e representativos dos últimos anos do cinema amazônico. A lista apresenta desde animações, setor que cresce gradualmente no Norte do Brasil, passando pelo destaque aos filmes dirigidos por mulheres e povos originários até obras que abordam os diversos contextos de uma região múltipla que transita entre o urbano e a floresta.

Obras premiadas ao redor do Brasil estarão em exibição no Cine Casarão Festival como “Ela Mora Logo Ali”, curta rondoniense ganhador de quatro Kikitos no último Festival de Gramado, e “Cabana”, produção paraense vencedora do prêmio de Melhor Curta nacional do Festival do Rio. Também haverá espaço para o público revisitar “Manaus Hot City  e “O Barco e o Rio”, dois dos filmes amazonenses mais premiados dos últimos anos.

Para completar, a seleção de curtas-metragens fica completa com dois filmes convidados: “Curupira e a Máquina do Destino”, de Janaína Wagner gravado na Transamazônica, e o capixaba “Remendo”, grande ganhador do último Festival de Gramado.

Confira abaixo todos os filmes selecionados para o Cine Casarão Festival:

Alexandrina – Um Relâmpago (AM), de Keila Sankofa
Cabana (PA), de Adriana de Faria
Castanho (AM), de Adanilo
Cem Pilum – A História de um Dilúvio (AM), de Thiago Morais
Curupira e a Máquina do Destino (AM), de Janaína Wagner
Ela Mora Logo Ali (RO), de Rafael Rogante, Fabiano Barros
Ensaio de Despedida (AM), de Eric Lima
Essa Terra é Meu Quilombo (AP), de Rayane Penha
Manaus Hot City (AM), de Rafael Ramos
Mãri-hi – A Árvore do Sonho (RR), de Morzaniel Iramari
Maués, a Garça (AC), de Isabelle Amsterdam
Meus Santos Saúdam Teus Santos (PA), de Rodrigo Antonio
Nazaré: Do Verde ao Barro (RO), de Juraci Júnior
O Barco e o Rio (AM), de Bernardo Abinader
Rabiola (RR), de Thiago Briglia
Remendo (ES), de Roger Ghil – filme convidado
Solitude (AP), de Tami Martins
Tapuia (AM/SP), de Begê Muniz e Kay Sara
Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando (RR), de Aida Harika, Roseane Yariana e Edmar Tokorino