O Mês do Orgulho LGBTQIA+ será celebrado pelo audiovisual amazonense com a nova edição do projeto “Diálogos Audiovisuais: Cinema, Gênero e Sexualidade”. A décima edição será realizada entre os dias 28 e 30 de junho no Impact Hub Manaus, localizado na Avenida Ephigênio Salles, zona centro-sul de Manaus, das 14h às 18h.

A programação inclui nomes importantes do cinema local: conhecido por filmes como “Aquela Estrada“, “A Menina do Guarda-Chuva” e participações em “Marighella” e “Dom”, Adanilo estará presente na oficina ‘Criando Narrativas e Linguagens Diversas’, enquanto Maria do Rio, protagonista do premiado “Maria”, fará parte da oficina ‘A Representação LGTBQIAP+ e de Gênero no Audiovisual’. As inscrições para as atividades já estão abertas.

Também serão realizadas três mesas de debates sobre os seguintes temas: “Corpo, Gênero e Sexualidade: O Audiovisual Como Espaço de Produção de Subjetividades”, “Masculinidades no Cinema Brasileiro” e “Re(Existir) em Contranarrativas sobre Gênero, Raça e Sexualidade”. Completa a programação mostras de curtas-metragens com programas referentes a ‘Narrativas de (Sobre)vivências)’, ‘Caminhos Para Outras Masculinidades’ e ‘(Re)existir’.

O “Diálogos Audiovisuais: Cinema, Gênero e Sexualidade” é uma iniciativa da Eparrêi Filmes, produtora amazonense criada por Elen Linth e Riane Nascimento. “Maria” e a série “Transviar” estão entre os principais projetos do grupo. O projeto foi contemplado pelo edital Amazonas Cultura em Rede, do Governo do Amazonas.