Em homenagem ao YomHaShoá, ou Dia da Lembrança do Holocausto, o Clube Hebraica exibe, na quinta-feira (28), o filme Não Mais Silêncio, dirigido por Marcio Pitliuk e Luiz Rampazzo. A obra se trata de um documentário com depoimentos de dez sobreviventes do Holocausto que recordam os momentos mais emocionantes na luta pela vida contra as ações do Nazismo na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial.
 
“A ideia foi registrar o depoimento desses sobreviventes já idosos para que os horrores da guerra perpetuem na memória de um dos momentos mais tristes da história mundial”, afirma Pitliuk, também curador do Memorial do Holocausto. “Os extremismos estão voltando no mundo e é sempre importante levantar questões que levaram ao Holocausto e ao Nazismo, para que nunca mais tenhamos capítulos como esses na história.”
 
O intuito do documentário foi trazer à tona as emoções, dores, traumas e os momentos mais impactantes para os sobreviventes, “os verdadeiros sentimentos do Holocausto”. Entre os personagens reais, imigrantes que vivenciaram campos de concentração, se esconderam em guetos e em igrejas para sobreviver. Um relato forte e emocionante de quem viveu os horrores da perseguição nazista. Durante a Segunda Guerra, mais de 6 milhões de judeus foram mortos.
 
A exibição será realizada no Teatro Artur Rubinstein, às 20 horas, no Clube Hebraica (Rua Hungria, 1000). A entrada é gratuita e aberta ao público. Após a exibição do filme, os sobreviventes serão homenageados.

com informações de assessoria