O documentário “Revoada”, dirigido pelo cineasta amazonense Rafael Ramos, tem exibição marcada no Festival Political Art Days em Dresden, na Alemanha, para o próximo dia 29 de setembro. Com a temática “One Health”, o evento deste ano terá produções audiovisuais e workshops que abordam a influência do meio ambiente e do clima na sociedade e no corpo humano. 

“Revoada” registra a expedição de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) à cidade de Islândia, na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, em agosto de 2021. Ali, a equipe tentou identificar variantes da Covid-19 em meio ao surto da doença e a problemas como falta de financiamento para pesquisas, as dificuldades geográficas e o negacionismo impulsionado pelo contexto sociopolítico dos últimos quatro anos. 

“Era um lugar onde não podíamos controlar as situações, então as filmagens foram realizadas no modo intuitivo. Tentamos entender aquele caos e como os agentes da Fiocruz atuavam naquele território onde tudo é muito precário e geograficamente distante”, comenta Ramos.

Segundo o diretor, a produção ganha destaque por ter sido filmada no Amazonas, cenário de umas piores tragédias humanitárias do século XXI, com milhares de mortos pela Covid-19 – por descaso do poder público e pela indiferença dos próprios habitantes frente à gravidade do problema.

“O documentário  mostra como os profissionais da pesquisa foram importantes no combate à doença. Em geral, esse tema não chega ao público comum. Então conseguimos produzir um filme que, de certa forma, contribuiu pro público comum reconhecer a importância desses trabalhos e dos investimos na ciência e pesquisa”, complementa Ramos. 

“Revoada” ganhou o prêmio de Melhor Som na edição deste ano do Festival Olhar do Norte, realizado em Manaus, com produção da Balsa Amarela Filmes. A produtora também lançou, entre outros filmes, o aclamado “Manaus Hot City”, curta-metragem de ficção também dirigido por Ramos e vencedor de prêmios nacionais e estrangeiros, como o Mix Brasil 2021 e o Mammoth Lakes Film Festival, na Califórnia. 

informações de assessoria