Chegou a hora! A terceira Mostra do Cinema Amazonense será aberta na noite desta quinta-feira (30), a partir das 19h, no Les Artistes – Café Teatro, localizado na Av. Sete de Setembro, 377 – Centro de Manaus.

Confira cinco motivos para você não perder o primeiro dia do evento:


1 – Clássico do cinema amazonense

“A Selva” será o filme de abertura da Mostra. O filme feito em 1970 é uma adaptação do romance do escritor português Ferreira de Castro e acompanha a história de Alberto, um jovem português que está exilado em Belém, no Pará. Através de seu tio ele é contratado para trabalhar no seringal de Juca Tristão, em pleno coração da Amazônia. Já no seringal Alberto fica sob a proteção de Firmino, indo trabalhar no armazém local e enfrentando dificuldades para se adaptar. Logo ele se envolve com Dona Yayá, a esposa do gerente local.

márcio souza escritor entrevista cinema2 – Bate-papo com Márcio Souza pós-sessão

A sessão será seguida de um debate com Márcio Souza, diretor do filme. A promessa é que o escritor conte a experiência de comandar a produção orçada em mais de meio milhão de reais (números atualizados). A participação de “A Selva” no Festival de Cinema de Moscou, a censura imposta pela ditadura militar exigindo o corte de cinco minutos do longa e parceria com a turma da Boca do Lixo também serão apresentadas.

Gustavo Soranz ministra oficina de Estratégias Criativas na Produção de Documentário3 – Gustavo Soranz conduz debate

O coordenador do curso de jornalismo da Fametro, Gustavo Soranz, será o responsável por mediar o debate. Para quem não conhece, Soranz é colunista do Cine Set, onde apresenta o resultado da pesquisa intitulada “Filmografia amazonense – análise dos filmes produzidos no Amazonas de 1960 a 1990″. Ou seja, não há pessoa mais indicada para a função de mediador do que ele.


4 – Prestigiar a cultura local

O cinema amazonense está em crescente nos últimos anos: participações em festivais internacionais e nacionais (Berlim, San Sebastian, Madri, Nova York, Mix Brasil, Tiradentes), prêmios em editais de financiamento virando uma constante e um evento criado pela própria classe do audiovisual. A presença e o reconhecimento do público é fundamental para o fortalecimento deste cenário positivo, além do fato da Mostra ser uma ótima janela para que mais gente conheça os artistas e filmes do Amazonas.

sala de cinema5 – 0800

Se não disso te animou, saiba que é tudo de graça. GRÁTIS!

Serviço 

O quê: III Mostra do Cinema Amazonense

Quando: de 30/11 a 03/12, sempre das 19h às 22h

Onde: Les Artistes Café Teatro – Av. Sete de Setembro, 377, Centro

Quanto: Entrada Gratuita