Todo lançamento de filme ou série gera uma corrida desenfreada do público para consumir muito além da obra em si. Das roupas à temática até os locais onde os personagens passam, cada elemento destas atrações vira motivo de busca nas plataformas de pesquisas da internet como o Google. 

Levantamento feito pela equipe da Betway, site de jogos de roleta online, apresenta o impacto de obras de sucesso do cinema e séries mundiais nas buscas, influenciando compras e turismo. Sucesso da Netflix em 2020, “Emily em Paris”, por exemplo, despertou a vontade de muita gente em conhecer a capital francesa.   

Ao se tornar a série mais vista ao redor do planeta, a produção estrelada por Lily Collins elevou em 47% a procura pelo idioma francês e 43% por Paris. A clássica ‘Non Je Regrette Rien”, de Edith Piaf, alcançou o primeiro lugar no ranking Top TV Songs da Billboard, enquanto “Moon”, de Kid Francescoli, chegou à quarta posição. Por fim, contribuiu para aumentar a visitação a locais como Jardim de Luxemburgo e o Jardim do Palais Royal.  

Para completar, “Emily em Paris” ainda levou muita gente a sair em busca das belas vestimentas da personagem. O público se encantou, principalmente, com o Bucket Hat ao elevar as procuras por 342%. Em seguida, vieram o Jelly Snapshot (92%), a bolsa Handful (64%), boina (41%) e a bolsa Nicola (34%). 

Os dramas da Rainha Elizabeth em “The Crown” também fizeram sucesso no Google. Os fãs da moda elevaram as buscas por gola alta (7000%), laço na gola (2000%) e terno azul (1000%) assim como os amantes de história fizeram disparar em 433% materiais relacionados à rainha britânica. 

Com a estreia da quarta temporada em novembro de 2020, o interesse pela Princesa Diana disparou com elevação de buscas em impressionantes 1566% seguida da primeira-ministra Margareth Thatcher com 1540% e o Príncipe Charles com 1425%. O público também procurou saber sobre a opinião da família real sobre “The Crown”, gerando um impacto positivo para os monarcas, como mostra infográfico produzido pela Betway Cassino.  

A pesquisa feito com base em dados do Google Trends e da Netflix aponta ainda outros destaques: a série “Nada Ortodoxa” elevou as buscas por judaísmo em 150% ao redor do planeta, enquanto “Mindhunter, sucesso produzido pelo diretor David Fincher (“Mank”) fez disparar o interesse pelo serial killer Charles Manson com alta de incríveis 3200%.  

“The Rocky Horror Picture Show”, clássico cult dos anos 1970, subiu 193% no Google com o lançamento de “As Vantagens de Ser Invisível”. Vale lembrar que o indie adolescente com Emma Watson homenageia o filme. Já a saga “Crepúsculo” fez o mesmo com “O Morro dos Ventos Uivantes” e, por fim, o cinema brasileiro também foi impactado: as buscas pelo Bope – Batalhão de Operações Policiais Especializadas chegou a registrar crescimento de 633% depois do lançamento de “Tropa de Elite”. 

Adanilo percorre cinco séculos de tradicional etnia indígena em ‘Omágua Kambeba’

Após participações em “Marighella” e na segunda temporada de “Segunda Chamada”, Adanilo passa para trás das câmeras com o longa-metragem "Omágua Kambeba". Parceria das produtoras Teatro Galeroso e Ão Produções, o filme é dividido em três partes, cada uma retratando um...

Credenciado, Cine Set fará a cobertura do Festival de Sundance 2022

O Cine Set se prepara para realizar a primeira cobertura de um festival de cinema realizado nos EUA: entre os dias 20 e 30 de janeiro, Ivanildo Pereira trará as críticas do principais filmes e resumos dos principais debates do Festival de Sundance 2022. A edição deste...

Morre o ator indígena Severiano Kedassere, de “A Terra Negra dos Kawá”

O ator indígena Severiano Kedassere morreu no último dia de 2021 em uma triste notícia para o cinema amazonense. Ele esteve no elenco de grande parte dos filmes da carreira de Sérgio Andrade - o curta "Cachoeira" e os longas-metragens "A Floresta de Jonathas", "Antes...

Programas de TV tornam Jogos online Populares

Já imaginou alguma vez poder participar no “Quem quer ser Milionário” ou até mesmo no “Big Brother”, mas sem sair do conforto de sua casa? Atualmente, a mágica dos jogos online está permitindo que possa fazer isso mesmo, sempre à distância de apenas alguns cliques de...

Gravado em Manaus, ‘Seiva Bruta’ está na shortlist do Oscar 2022 de curta-metragem

Apesar de "Deserto Particular" e "A Última Floresta" não terem sido selecionados na shortlist do Oscar 2022, respectivamente, em Melhor Filme Internacional e Documentário, o cinema brasileiro ainda tem esperanças de participar da festa: "Seiva Bruta" ainda está na...

Pesquisa revela as características dos personagens de séries natalinas

Prepare o balde de pipoca que está aberta a temporada das séries favoritas Natal, família, filmes e séries natalinas são a injeção de ânimo para os finais de ano. Geralmente inspirados em rotinas familiares e no dia a dia enfrentado nessa época do ano as séries mais...

‘Terra Nova’ conquista dois prêmios no XVII Panorama Internacional Coisa de Cinema

2021 está perto do fim, mas, isso não significa que o cinema amazonense parou de conquistar prêmios. Na noite de quarta-feira (8), “Terra Nova” recebeu os prêmios de Melhor Curta-Metragem do Júri e do Júri Jovem do XVII Panorama Internacional Coisa de Cinema, em...

‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’ esgota todas as sessões na noite de estreia em Manaus

Em 2019, os cinemas de Manaus viram um feito inédito: todas as sessões de "Vingadores: Ultimato" para a noite de estreia foram esgotadas em questão de horas. Agora, "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" repete o feito em plena era pandêmica e com a ameaça da variante...

‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ ganha nova exibição nos cinemas de Manaus

Depois de 21 anos do lançamento, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" retornou aos cinemas brasileiros para exibições especiais no dia 21 de novembro. O sucesso foi absoluto: em apenas um dia, a produção dirigida por Chris Columbus alcançou a segunda posição do TOP 10...

‘Matrix’ retorna aos cinemas de Manaus para semana especial de exibições

Oportunidade rara nos cinemas de Manaus a partir da próxima quinta-feira, dia 9 de dezembro: "Matrix" será reexibido para fazer o esquenta da chegada do novo filme da franquia. O clássico de 1999 das irmãs Wachowski ganhador de 4 Oscars será exibido nos seguintes...