Todo lançamento de filme ou série gera uma corrida desenfreada do público para consumir muito além da obra em si. Das roupas à temática até os locais onde os personagens passam, cada elemento destas atrações vira motivo de busca nas plataformas de pesquisas da internet como o Google. 

Levantamento feito pela equipe da Betway, site de jogos de roleta online, apresenta o impacto de obras de sucesso do cinema e séries mundiais nas buscas, influenciando compras e turismo. Sucesso da Netflix em 2020, “Emily em Paris”, por exemplo, despertou a vontade de muita gente em conhecer a capital francesa.   

Ao se tornar a série mais vista ao redor do planeta, a produção estrelada por Lily Collins elevou em 47% a procura pelo idioma francês e 43% por Paris. A clássica ‘Non Je Regrette Rien”, de Edith Piaf, alcançou o primeiro lugar no ranking Top TV Songs da Billboard, enquanto “Moon”, de Kid Francescoli, chegou à quarta posição. Por fim, contribuiu para aumentar a visitação a locais como Jardim de Luxemburgo e o Jardim do Palais Royal.  

Para completar, “Emily em Paris” ainda levou muita gente a sair em busca das belas vestimentas da personagem. O público se encantou, principalmente, com o Bucket Hat ao elevar as procuras por 342%. Em seguida, vieram o Jelly Snapshot (92%), a bolsa Handful (64%), boina (41%) e a bolsa Nicola (34%). 

Os dramas da Rainha Elizabeth em “The Crown” também fizeram sucesso no Google. Os fãs da moda elevaram as buscas por gola alta (7000%), laço na gola (2000%) e terno azul (1000%) assim como os amantes de história fizeram disparar em 433% materiais relacionados à rainha britânica. 

Com a estreia da quarta temporada em novembro de 2020, o interesse pela Princesa Diana disparou com elevação de buscas em impressionantes 1566% seguida da primeira-ministra Margareth Thatcher com 1540% e o Príncipe Charles com 1425%. O público também procurou saber sobre a opinião da família real sobre “The Crown”, gerando um impacto positivo para os monarcas, como mostra infográfico produzido pela Betway Cassino.  

A pesquisa feito com base em dados do Google Trends e da Netflix aponta ainda outros destaques: a série “Nada Ortodoxa” elevou as buscas por judaísmo em 150% ao redor do planeta, enquanto “Mindhunter, sucesso produzido pelo diretor David Fincher (“Mank”) fez disparar o interesse pelo serial killer Charles Manson com alta de incríveis 3200%.  

“The Rocky Horror Picture Show”, clássico cult dos anos 1970, subiu 193% no Google com o lançamento de “As Vantagens de Ser Invisível”. Vale lembrar que o indie adolescente com Emma Watson homenageia o filme. Já a saga “Crepúsculo” fez o mesmo com “O Morro dos Ventos Uivantes” e, por fim, o cinema brasileiro também foi impactado: as buscas pelo Bope – Batalhão de Operações Policiais Especializadas chegou a registrar crescimento de 633% depois do lançamento de “Tropa de Elite”. 

‘A Terra Negra dos Kawá’ será representante do Amazonas no 6º Santos Film Fest

O cinema amazonense segue circulando bastante em 2021: agora, é a vez de "A Terra Negra dos Kawá", terceiro longa-metragem dirigido por Sérgio Andrade, representar o Estado na sexta edição do Santos Film Fest. A produção estará dentro da Mostra Humanidades do evento...

Netflix anuncia parceria com ICAB para apoio a profissionais do audiovisual brasileiro

O Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) e a Netflix retomam parceria para auxiliar os profissionais da indústria audiovisual brasileira. A nova doação de R$ 3 milhões para o fundo gerenciado pelo ICAB tem como objetivo apoiar a comunidade criativa na...

Karim Ainouz representa o cinema brasileiro no Festival de Cannes 2021

O Festival de Cannes divulgou a lista de filmes selecionados para a aguardada edição de 2021 na quinta-feira, 3 de junho, e a América Latina não teve vez na disputa pela Palma de Ouro: nenhum longa da região irá concorrer ao prêmio máximo do evento na Riviera...

Projeto da Universidade Federal de Sergipe realiza Mostra de Cinema Nortista

O projeto UFS | Cine Vitória online está de volta com a sua segunda edição. O projeto tem o intuito de estimular o cinema e continuar, de forma remota, o trabalho feito pelo Cinema Vitória, a única sala de cinema de arte do estado desde 1934. Serão diversas produções...

Sobre Jazz, Cinema, Bate-Papos e saudades de um tempo sem pandemia

Entre as muitas coisas que a pandemia da Covid-19 nos tem tirado – a tranquilidade, a vontade de sair à rua, as pessoas queridas que se foram –, a perda das experiências culturais compartilhadas é uma ausência que cala particularmente fundo.  Essa perda é ainda mais...

Inscrições abertas para masterclass gratuita com Jorge Bodanzky

Estão abertas as inscrições para a masterclass ministrada pelo cineasta Jorge Bodanzky, na terça-feira, 1 de junho, às 17h00. O evento faz parte da programação da Mostra Ecofalante de Cinema-Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia, em parceria com a Spcine....

Bruna Linzmeyer e Linn da Quebrada são atrações do Festival de Finos Filmes

Entre 2/6 e 6/6, o VIII Festival de Finos Filmes leva seis debates ao canal de YouTube do Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa  do  Governo do Estado de São Paulo. Bruna Linzmeyer, Linn da Quebrada, Alê Santos, Christian...

Filmes sobre Jair Rodrigues e Yamandu Costa serão atrações do In-Edit Brasil

O IN-EDIT BRASIL – Festival Internacional do Documentário Musical chega à sua 13ª edição e acontece de 16 a 27 de junho, com mais de 50 filmes nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial. Pelo segundo ano consecutivo, o festival será online, alcançando...

Cardume se torna a nova opção de streaming de curtas brasileiros

Atores e produtores da cena independente, Daniel Jaber e Luciana Damasceno conhecem bem a batalha que é fazer cinema no Brasil. Entusiastas do formato curta-metragem, também sabem a dificuldade que é conseguir exibir os filmes depois de prontos, tendo visto muitos de...

Embaúba Play estreia como novo opção de streaming para o cinema brasileiro

A cinefilia nacional conta com uma nova plataforma, a Embaúba Play (http://embaubaplay.com), com uma proposta inédita no país: oferecer boa parte da produção nacional recente, a preço acessível, trazendo inclusive obras inéditas em circuito comercial, que foram...