Da Variety a Waldemar Dalenogare, Caio Pimenta lista sites e perfis para vocês acompanhar o Oscar sem perder detalhes.

PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS

Vamos começar com a turma internacional. E aqui eu já falo do elefante na sala que, no caso, é a cobertura da Variety. Nos últimos anos, a cobertura deles tem dividido muitas opiniões, especialmente, por conta do Clayton Davis, o editor deste setor na publicação.  

Que os estúdios pressionam, injetam uma grana violenta nestes sites e revistas para publicidade isso é cristalino, porém, em muitos momentos, há uma forçada de barra para ressuscitar candidaturas esquecidas, além de gerar os famosos click-baits. Claro que surpresas sempre podem acontecer, como ocorreu com Andrea Riseborough neste ano, mas, há exageros que são desnecessários e uma publicação do tamanho da Variety poderia se poupar. 

Por outro lado, é indiscutível a capacidade dela em produzir muito material sobre os filmes, as mais diversas áreas, estar presente nos principais eventos, fazer a roda de conversas com diretores, atores e atrizes, fora aquele tabelão que a Variety faz do ranking dos candidatos nas previsões é bom para você ter uma dimensão geral da corrida ao Oscar. 

Fazendo as mesmas ressalvas da influência dos marketings dos estúdios e da área comercial sobre as linhas editorais, recomendo também acompanhar o The Playlist que, como o nome já diz, sempre traz listas interessantes sobre o Oscar, o The Hollywood Reporter, o qual faz a tradicional matéria dos votantes anônimos revoltadinhos das mais diversas áreas, as matérias dos bastidores da indústria e a coluna do Scott Feinberg, editor desta área de premiações do site.  

O Indiewire era extremamente forte e capaz de segurar um pouco mais a influência do marketing, hoje, porém, deu uma queda na cobertura da temporada de premiações – ainda que eu goste bastante de Anne Thompson. Continuo acompanhando, vez ou outra tem um material legal, porém, os tempos áureos já passaram.  

Dos jornais tradicionais dos EUA, o New York Times traz mais análises críticas, sem entrar tanto no oba-oba e também há o L.A Times que tem uma relevância enorme por simplesmente estar no meio da festa. No exterior, o The Guardian, da Inglaterra, mostra o ponto de vista britânico do Oscar. 

O Awards Watch e o Next Best Picture são menos tradicionais, mas, estão fazendo coberturas do Oscar. Se não conhecem, recomendo. Para quem é mais da linha PVC, cheio de estatísticas e dados, tem o The Film Experience. Além dos números, há muitos artigos sobre a história do Oscar e destrinchando os indicados.  

E, claro, não dá para falar o GoldDerby: o site reúne especialistas e o público geral para palpitar quem serão os indicados não apenas ao Oscar, mas, também Emmy, Grammy, Globo de Ouro e tudo o que mais estiver rolando. Foi fundado em 2000 pelo Tom O’Neil e, hoje, pela quantidade de gente que reúne dos mais diversos países e recomendando bons seguidores com média ótima de acertos, acaba dando um panorama interessante por captar as variações do momento. E ainda que não seja o forte do site, há bons artigos sobre a temporada. 

PUBLICAÇÕES NACIONAIS

Aqui no Brasil, também tem muita gente boa falando sobre Oscar. Para começar, tem o canal “Meu Tio Oscar”. O Felipe Haurelhuk é uma verdadeira enciclopédia da premiação com um conhecimento detalhado de cada edição e dos contextos históricos. O conteúdo aqui no YouTube traz debates dos Oscars antigos e atuais, entrevistas e, claro, tem a live sempre na noite da festa. Recomendadíssimo. 

Óbvio que é obrigatório citar o Waldemar Dalenogare. O estilo direto, objetivo com muita informação dos bastidores da indústria e boas análises o tornaram um dos maiores canais de cinema da internet do país. E o fato dele morar nos EUA, ser votante do Critics Choice acaba dando acesso a muita coisa quente da temporada.  

Na rede social do Elon Musk, tem a galera do Oxente, Pipoca?, um perfil nordestino com mais de 45 mil seguidores. Os caras são monstros acompanhando cada passo, detalhe da temporada de premiações. Saiu uma lista de melhores do ano, eles divulgam. Saiu premiação, eles também divulgam. Saiu informações sobre os principais candidatos, divulgam também. Enfim, uma cobertura completa. E isso sem esquecer do cinema brasileiro, o qual eles se dedicam de maneira exemplar. 

Outras contas para ficarem de olho são o paranaense Ronaldo Trancoso, Chico Fireman, um dos críticos mais tradicionais do Brasil, Hélio Flores, sempre com estatísticas do Oscar, o Pedro Strazza, jornalista da Folha de São Paulo, o Márcio Sallem, do Cinema com Crítica, o Diego Quaglia, e a galera do Filmes & Filmes. Claro que tem o time feminino muito bem representado pela Carissa Vieira, a Larissa Padron e a Camila Henriques, aqui do Cine Set. As três formam o podcast Biscoiteiras, focado exclusivamente na premiação. Elas estão em recesso, mas, quem sabe não voltam em 2024?    

Para fechar, um site brasileiro somente sobre a festa: é o Termômetro Oscar. Existe desde 2008, atualizado diariamente, com um design bem legal, cria um sobe e desce ao longo do ano com as chances dos possíveis indicados, enfim, um material que, na boa, merece ganhar maior reconhecimento.