Você sabia que, em breve, o Brasil inteiro vai poder assistir uma emocionante história ambientada em uma comunidade flutuante a 40 minutos de Manaus? 

“Pés de Peixe” é um telefilme dirigido pelo amazonense Aldemar Matias em parceria com a paraense Larissa Ribeiro e vai ser exibido na Rede Amazônica e TV Globo neste primeiro semestre de 2024. Você saberá todos os detalhes do projeto agora.

Neste podcast também, você vai começar a conferir uma série de entrevistas feitas durante o Festival de Cinema Brasileiro de Milão. Este material foi feito pela nossa parceira a Paula Acosta. 

Equipe de “Pés de Peixe” contou com alguns dos principais profissionais do audiovisual amazonense. (Foto: Juliana Pesqueira/FEV 2024)

Durante o período do Big Brother Brasil, a Tela Quente, o programa mais tradicional de filmes da Globo, exibe produções brasileiras. Só nesta temporada, já passou “O Debate”, dirigido pelo Caio Blat, e “Pureza” com a Dira Paes. Os telefilmes produzidos pelas principais afiliadas da emissora ganham espaço nacionalmente. “O Sertão Vai Virar Mar”, produzido pela Rede Paraíba, foi exibido para todo Brasil assim como “Maria”, obra da Globo Brasília. 

Em breve, será a vez da Rede Amazônica, afiliada da Globo em cinco Estados da Região Norte do Brasil e algumas cidades do Pará. E esta honra caberá a “Pés de Peixe”. O telefilme teve cenas gravada em Manaus, mas, grande parte foi mesmo na Comunidade do Catalão. O local fica a poucos minutos da capital e todas as casas são flutuantes, algo que sempre atrai muitos turistas. 

E lá que se passa grande parte da história de um jovem atleta que vai tentar ganhar uma importante prova para comprar um gerador de energia para a comunidade dele. Eu estive no segundo dia de filmagens na Vila Olímpica e a Larissa Ribeiro, diretora, roteirista e fundadora da produtora Casa Barco Filmes, estava cansada, mas, deu uma palavrinha comigo sobre o que é e como surgiu “Pés de Peixe”, inclusive, com a inspiração de um clássico da “Sessão da Tarde”. 

Jocê Mendes está no elenco do telefilme. (Foto: Juliana Pesqueira/FEV 2024)

Quem acompanha a cobertura do cinema amazonense aqui no Cine Set certamente já leu algo sobre o Aldemar Matias. Formado em jornalismo, ele logo enveredou para o cinema, sendo multipremiado no finado Amazonas Film Festival. Depois, fez uma carreira internacional a ponto de ter sido selecionado para a Mostra Panorama do Festival de Berlim 2019 com “La Arrancada”. Agora, ele volta a trabalhar em Manaus com “Pés de Peixe”. Na conversa que tive com ele, o Aldemar fala, entre outras coisas, da responsabilidade de entregar um bom produto feito por nortistas com o alcance que o telefilme terá. 

Larissa Ribeiro e Aldemar Matias dividem a direção de “Pés de Peixe” (Foto: Juliana Pesqueira/FEV 2024)

Produtora conhecida pelo Matapi – Mercado Audiovisual do Norte, a Leão do Norte, comandada pelo Clemilson Farias e o Carlos Barbosa, está à frente de “Pés de Peixe”. Durante o intervalo das gravações, eu conversei com o Carlos que explicou como foi tirar a produção do papel, especialmente, levando em conta as particularidades logísticas de se filmar na Amazônia. 

Pista flutuante foi construída para as gravações. ( Foto: Juliana Pesqueira/FEV 2024)

O protagonista de “Pés de Peixe” é o ator amazonense Diego Léo. Nascido em Tabatinga, ele veio para Manaus estudar teatro na Universidade do Estado do Amazonas. Depois de formado, o Diego seguiu para São Paulo, onde mora até hoje. Por lá, gravou, entre outros trabalhos, a série “Notícias Populares” com o diretor Marcelo Caetano. Neste retorno a Manaus, ele contou para mim como foi parar no telefilme e toda a expectativa que tem em relação ao telefilme. 

Diego Léo contracenou com o medalhista olímpico amazonense Sandro Viana ( Foto: Juliana Pesqueira/FEV 2024)

A equipe técnica de “Pés de Peixe” traz um timaço com a nata do cinema amazonense: a diretora de fotografia Valentina Ricardo e o técnico de som Heverson Batista, o Batata são alguns nomes de um grupo que ainda conta com Reginaldo Tyson, Ana Oliveira, Sofia Sahakian e por aí vai. Na minha visita, eu fui perturbar o diretor de arte Francisco Ricardo, ganhador do Kikito em Gramado por “O Barco e o Rio”. Enquanto preparava o pódio da corrida, o Francisco me atendeu e contou sobre as inspirações para o novo trabalho. 

Comunidade flutuane do Catalão, no rio Negro, zona rural do Manaus, recebeu as filmagens de “Pés de Peixe”. ( Foto: Juliana Pesqueira/FEV 2024)

Segundo o Rafael Occhi, diretor de programação da Rede Amazônica, a expectativa é que estreie na Globo nas próximas semanas, talvez em março. Todas as futuras novidades sobre “Pés de Peixe” você acompanha no site do Cine Set e, claro, nas redes sociais. 

FICHA TÉCNICA PODCAST

Apresentação: Caio Pimenta

Entrevista Itália: Paula Acosta

Edição: João Bosco Soares