O Cine Set apresenta o novo episódio de “Visões Femininas”, podcast produzido por Pâmela Eurídice ao lado de Rebeca Almeida e Maria Cecília Costa, do Vírgulas Cardeais. São sete episódios cada um com entrevistas de importantes mulheres do audiovisual amazonense da atualidade. Os lançamentos dos episódios serão realizados sempre às quintas-feiras, 12h (hora de Manaus), e estarão disponíveis no Spotify e aqui no site do Cine Set. 

Neste sexto episódio, o tema é a presença feminina em festivais de cinema e Pâmela Eurídice e Rebeca Almeida conversam com Lorenna Montenegro. Crítica de cinema, roteirista, jornalista cultural e produtora de conteúdo, Lorenna está com mais de 15 anos de atuação na área. É uma Elvira, o Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema que possui integrantes de todos os cantos do país. Também membro da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) desde 2012. Cursou Produção Audiovisual na PUCRS e ministra oficinas e cursos sobre crítica, história e estética do cinema/vídeo em espaços como o Sesc Boulevard, Casa das Artes (NPD/Pará), Fundação Curro Velho.

No Festival Varilux de Cinema Francês e na Mostra de Cinema e Direitos Humanos, participa como mediadora em sessões seguidas por debate. Foi debatedora convidada em eventos nacionais, as mostras O Cinema de Margarethe Von Trotta (Caixa Cultural),150 anos de Marguerite Duras em filmes (Sesc/AF),Anime: O Fantástico Mundo da Animação Japonesa (CCBB) e como palestrante em festivais como o Osga (Festival de Audiovisual Universitário; Unama),Fusca (Festival de Criação Universitária, Estácio/FAP),Toró Festival de Cinema Universitário da FAV/UFPA; como júri, além dos festivais universitários citados, integrou os do Curta Bragança, da Mostra Sesc de Cinema Nacional, Amazonas Film Festival, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e Amazônia Doc.

O podcast ‘Visões Femininas” é um projeto contemplado no Prêmio Feliciano Lana, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa com recursos da Lei Aldir Blanc. 

SOBRE O VISÕES FEMININAS

“Visões Femininas” busca registrar a trajetória de sete mulheres envolvidas em diferentes setores da produção cinematográfica no Estado, desmistificando suas profissões, ressaltando a importância da equidade no setor audiovisual e como isso se amplifica no atual cenário cinematográfico nacional. Para isso, a proposta também buscará discutir assuntos contemporâneos de interesse ao setor como produção, circulação das obras amazonenses e formação de plateia no audiovisual.

O projeto visa justamente aproveitar este momento de alta dos podcasts no Brasil para fomentar a divulgação da produção cinematográfica feminina no Amazonas, com o objetivo de colaborar para o registro cultural e estimular e enriquecer a discussão em torno do que vem sendo pensando, realizado e projetado pelas mulheres do Norte. 

“Como mulher, jornalista e produtora de conteúdo no Cine Set, enxergo como imprescindível ter produções transmidias referenciáveis quanto ao que as profissionais de cinema no Amazonas vêm produzindo nos últimos anos e expandir a visibilidade de suas carreiras e conquistas. Assim, também, mostrar a representatividade e a importância de ter mulheres fazendo audiovisual em zonas periféricas e como a sua maneira de orquestrar um filme serve de inspiração a muitas garotas que sonham em trabalhar num set de filmagem”, declarou Pâmela.