Uma voz conhecida do grande público deve ecoar no Teatro Amazonas no fim da tarde de 23 agosto: estrela de sucessos como “O Auto da Compadecida”, “Lisbela e o Prisioneiro” e “O Palhaço”, Selton Mello é o narrador de “Galeria Decolonial”. O curta amazonense dirigido por Ana Lígia Pimentel com produção de Lucas Passos concorre na Mostra Amazônia do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte 2023. 

Na videoarte de sete minutos, Selton surge na reta final narrando os poemas “Motivo”, de Cecília Meirelles, e “Poética”, de Vinícius de Moraes. As obras destes dois gigantes da literatura brasileira dialogam com os grandes protagonistas de “Galeria Decolonial”: a Amazônia e as telas do artista plástico parintinense Luiz Salgado. 

Gravado durante a pandemia no Refúgio Sumaúma, na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, a 20 minutos de barco de Manaus, o curta traz a beleza dos rios e das florestas amazônicos com os quadros de Santiago na mata, construindo uma galeria a céu aberto na região de igapó. Para além do visual captado lindamente pela fotografia da própria Ana Lígia, “Galeria Decolonial” traz uma releitura da clássica estátua “O Pensador”, do escultor francês Auguste Rodin, a partir de uma atual e profunda discussão. 

Crédito da Imagem: Ana Lígia Pimentel

“Considero o filme uma reflexão sobre a morte e vida da cultura ribeirinha, indígena e da hegemonia colonizadora, inclusive, nas obras de arte. A estátua de “O Pensador”, por exemplo, traz um homem branco sentado como uma espécie de modelo civilizatório e de condicionamento do que deve ser seguido. Porém, há outros povos tão pensantes quanto e isso precisa ser revisto”, explica Ana, que, no ano passado, lançou o longa infantil “Sete Cores da Amazônia”. 

“Galeria Decolonial” será exibido na quarta-feira, dia 23 de agosto, em sessão gratuita no Teatro Amazonas, a partir das 17 horas.

Crédito da Imagem: Ana Lígia Pimentel

 

FICHA TÉCNICA – “GALERIA DECOLONIAL” 

Direção, Fotografia, Montagem – Ana Lígia Pimentel 

Produção: Lucas Passos E Luiz Salgado 

Direção De Arte E Ator: Luiz Salgado 

Trilha Sonora: Vinícius Valadão 

Narração: Selton Mello