Apontado pela crítica especializada como um dos melhores filmes do cinema brasileiro em 2023, “Mato Seco em Chamas” terá uma sessão mais do que especial no Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte 2023. O longa dirigido pela dupla Joana Pimenta e Adirley Queirós será exibido no último dia do evento, na sexta-feira (25), a partir das 15h30. A entrada é gratuita.

“Mato Seco em Chamas” mostra Chitara se tornando a maior fora-da-lei da comunidade de Sol Nascente, Ceilândia, após criar o próprio esquema de distribuição de gasolina entre os motoboys. Léa, a irmã paterna, atua como pistoleira e braço direito na empreitada. Andreia, que se torna liderança política pelo Partido do Povo Preso, completa o trio.

A produção circulou festivais ao redor do planeta ganhando uma série de prêmios, entre eles, a categoria de Direção de Fotografia para Joana Pimenta no Festival do Rio, os Prêmios dos Júris do Festival de Documentários de Montreal e do Festival de Mar del Plata, entre outros. “Mato Seco em Chamas” já chegou a ser lançado em Manaus na programação do Casarão de Ideias, em fevereiro deste ano.

O crítico do Cine Set, Marcos Faria, descreveu assim as maiores qualidades do filme: “Logo fica claro que a trama se desenrola no extracampo, no avesso do que vemos em tela: as conversas, as andanças de moto, o vermelho do chão de terra batido, o azul do céu e tudo o mais que constitui o cotidiano dessas personagens. A ficção, aqui, é encarada como um jogo que articula e possibilita o registro daquelas vivências – o que não foge, portanto, do que Adirley vem construindo ao longo de sua obra”. Leia a crítica completa aqui.