Quando o cineasta J. J. Abrams foi contratado como diretor do novo filme da saga “Star Wars”, o “Episódio VII: O Despertar da Força”, muitos assumiram que ele comandaria também os demais novos filmes da nova trilogia. Mas não foi o caso. O “Episódio VIII” tem seu diretor confirmado há algum tempo – será Rian Johnson, que dirigiu “Looper: Assassinos do Futuro” (2012) e alguns episódios da série “Breaking Bad”. Agora, o próprio Abrams vem confirmar que também não voltará para dirigir o “Episódio IX”.

“Não, não vou dirigir o ‘Episódio IX’, embora esteja com inveja de qualquer um que vá trabalhar com este grupo de pessoas nos filmes futuros”, disse Abrams, efetivamente deixando o cargo em aberto. Ele permanecerá como produtor dos filmes, no entanto.

Ele também falou sobre o trabalho de Johnson no filme que seguirá os seus passos: “É uma grande emoção vê-lo [Johnson] elevar as coisas além do que nós tínhamos imaginado até então”. Abrams e o roteirista/diretor Lawrence Kasdan, que trabalhou na trilogia clássica de “Star Wars”, mapearam toda a história dos três novos episódios, e como tal, o cineasta permanecerá tendo influência no desenvolvimento dos filmes.

Rumores recentes indicam que a Lucasfilm e a Disney estariam interessadas em trazer Colin Trevorrow, do recente mega-sucesso “Jurassic World”, para dirigir o “Episódio IX”, mas essa informação ainda não passa de boato. “Star Wars: O Despertar da Força” estreia em dezembro de 2015, e os Episódios VIII e IX serão lançados, respectivamente, em 2017 e 2019.