De “Matrix” a “Procurando Nemo”, Caio Pimenta apresenta quais produções teriam sido indicados ao Oscar entre 2000 a 2004 se fossem 10 nomeados em em Melhor Filme.

OSCAR 2000 

Em 2000, o Oscar consagrou “Beleza Americana” com prêmios nas categorias principais, incluindo, Filme, Direção, Ator e Roteiro Original. A seleção também era muito boa com “O Sexto Sentido” e “O Informante” seguidos pelo ótimo “À Espera de um Milagre” e o razoável “Regras da Vida”. 

Porém, a lista podia ter sido mil vezes melhor. 

Afinal de contas, se fossem 10 indicados, “Quero ser John Malkovich”, nomeado em Melhor Direção e Roteiro Original, estaria na disputa. O mesmo dá para falar “Matrix”, ficção científica que revolucionou o gênero e venceu quatro estatuetas, entre elas, Montagem e, claro, Efeitos Visuais. “Magnólia”, do Paul Thomas Anderson, também faria bonito em Melhor Filme. Baixando um pouquinho o nível, mas, ainda bom, teríamos “O Talentoso Ripley”, produção que teve cinco indicações, e para preencher a cota britânica, “Topsy Turvy” completaria a lista após ter sido lembrado em Roteiro Original. 

O azarão poderia ser “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça” – a aventura conseguiu três indicações, tendo vencido em Direção de Arte. Já quem eu gostaria de ver na lista seria “Clube da Luta”. O filme do David Fincher só foi indicado em Efeitos Sonoros”. Porém, a Academia ainda não estava e continua não estando preparada para o filme. 

OSCAR 2001 

Gladiador” trouxe os épicos de volta ao Oscar e venceu a cerimônia de 2001. A lista tinha outros três filmes muito bons – “Traffic”, “Erin Brockvich” e “O Tigre e o Dragão”. Já “Chocolate” era aquele intruso que ninguém sabe o motivo de ter sido indicado. Se fossem 10 nomeados, o nível também ia ficar bem bom. 

Com indicações em Melhor Direção e Roteiro Original, o “Billy Elliot” não teria sido esnobado. O mesmo dá para falar do excelente “Quase Famosos”, que rendeu ao Cameron Crowe o Oscar de Melhor Roteiro Original. “Náufrago” faria parte dos finalistas assim como “Garotos Incríveis”, indicado a Melhor Roteiro Adaptado e vencedor da sempre relevante categoria de Montagem. Por fim, os irmãos Coen teria uma vaga com “E Aí Meu Irmão, Cadê Meu Você?”. 

O excelente “Contos Proibidos do Marquês de Sade” poderia ser o azarão caso a Academia estivesse um pouco mais atrevida. Já o meu favorito seria “Réquiem Para um Sonho”, porém, o estilo pesadão do Aronofsky passou longe de cair no gosto do Oscar: só foi lembrado pela Ellen Burstyn em Melhor Atriz. 

OSCAR 2002 

cidade dos sonhos david lynch

2002 teve uma seleção bem legal começando com os maravilhosos “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel” e “Moulin Rouge”. Ainda tinha o excelente “Gosford Park”, o bonzinho “Uma Mente Brilhante” e o esquecível “Entre Quatro Paredes”. 

Se fossem 10 indicados, a lista de Melhor Filme do Oscar teria alguns clássicos. 

O primeiro deles seria “Cidade dos Sonhos” – o filme, aliás, só teve uma indicação, mas, apenas em Melhor Direção para o David Lynch. Outro veterano de Hollywood na disputa seria o Ridley Scott com o polêmico “Falcão Negro em Perigo”, premiado em Melhor Som e Montagem. Responsável por render o único Oscar da carreira do Jim Broadbent, “Iris” seria lembrado. O candidato internacional ficaria com o francês “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, enquanto “Shrek”, vencedor do primeiro Oscar de Melhor Animação e indicado a Roteiro Original, fecharia a lista. 

O policial “Dia de Treinamento” podia acabar roubando a vaga do nosso querido ogro. Já quem gostaria de ver nesse Oscar era o “Amnésia”: o filme do Nolan em categorias importantes – Montagem e Roteiro Original. 

 OSCAR 2003 

fale com ela pedro almodovar

O musical terminou o jejum no Oscar de 34 anos sem vencer com “Chicago” em 2003. A lista ainda tinha a obra-prima do Roman Polanski, “O Pianista”, o excelente “O Senhor dos Anéis – As Duas Torres” e os ótimos “As Horas” e “Gangues de Nova York”. 

Se fossem 10 indicados, a lista ainda estar em um nível muito bom. 

Fale com Ela” seria a primeira produção espanhola a disputar Melhor Filme. Vale lembrar que naquele ano o Almodóvar foi nomeado em Direção e venceu Roteiro Original. O Sam Mendes voltaria ao Oscar com “Estrada Para Perdição”, filme que obteve seis indicações, mas, só venceu em Fotografia. O criativo “Adaptação” seria lembrado igual o delicado “Longe do Paraíso”. Por fim, “Frida”, que também teve seis indicações com duas vitórias – Melhor Maquiagem e Trilha Sonora – completaria os 10 finalistas. 

Por ser extremamente querido em Hollywood e acompanhado de Leonardo DiCaprio e Tom Hanks, o Steven Spielberg poderia aparecer de última hora com “Prenda-me Se For Capaz”. Já quem eu gostaria demais de ver seria “A Viagem de Chihiro”, clássico da animação japonesa e seria uma homenagem e tanta para o mestre Hayao Miyazaki. 

OSCAR 2004 

“O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei” fez o rappa no Oscar 2004 ao levar 11 prêmios e se igualar aos recordistas “Titanic” e “Ben-Hur” como os grandes vencedores da história do prêmio. A lista ficava completa com os excelentes “Sobre Meninos e Lobos” e “Encontros e Desencontros”, o bom “Mestre dos Mares” e o dispensável “Seabiscuit”. 

Mas, de todos os anos da história do Oscar, esse era o que precisava ter 10 indicados. 

Não, eu não  isso por conta de “Cold Mountain”, nomeado em sete categorias e vencedor de Atriz Coadjuvante com a Renée Zellwegger. Muito menos pelo excelente “As Invasões Bárbaras”, ganhador de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e indicado a Roteiro Adaptado. Podia até ser um pouquinho por “Procurando Nemo”, premiado em Melhor Animação, ou pelo primeiro “Piratas do Caribe” com nomeações em 5 categorias, incluindo Ator para o Johnny Depp. Acima de tudo, o Oscar 2004 precisava ter 10 indicados porque, sem dúvida nenhuma, “Cidade de Deus” estaria na lista do prêmio máximo. Esse clássico do cinema brasileiro foi indicado em categorias-chaves como Melhor Direção, Fotografia, Montagem e Roteiro Adaptado. 

A bem da verdade, eu comecei essas listas porque eu sempre quis dizer isso publicamente: se fossem 10 filmes indicados, “Cidade de Deus” estaria lá. E acho até que o filme ficou em sexto lugar por uma margem muito pequena em relação ao “Seabiscuit”. 

Se tivesse azarão, acredito que seria “O Último Samurai”. E quem gostaria de ver, além do “Cidade de Deus”, é claro, seria “Casa de Areia e Névoa” ou “21 Gramas”. Dois filmes de desgraceira total, mas, excelentes.  

Oscar 2022: As Possíveis Surpresas e Decepções da Temporada de Premiações

De “Licorice Plzza” a Ben Affleck, Caio Pimenta lista possíveis surpresas e decepções da temporada de premiações rumo ao Oscar 2022. https://www.youtube.com/watch?v=wK7wzJ40eGo AS POSSÍVEIS SURPRESAS  Que “Licorice Pizza” estará no Oscar, isso é mais do que certo....

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Nicole Kidman e Jennifer Lawrence

Das nomeações por "Moulin Rouge" e "Inverno da Alma" a "Lion" e "Joy", Caio Pimenta analisa quais as melhores e piores indicações de Nicole Kidman e Jennifer Lawrence no Oscar. https://www.youtube.com/watch?v=T_TfJwxVcwI 4. LION  Começamos com a Nicole Kidman e sua...

Lady Gaga e Kristen Stewart: Quem Chega Mais Forte no Oscar 2022?

Caio Pimenta analisa os pontos a favor e contra de Lady Gaga, de "Casa Gucci", e Kristen Stewart, de "Spencer", no Oscar 2022 de Melhor Atriz. https://youtu.be/eoeoDQn7TD0 PONTOS A FAVOR DE LADY GAGA  A Lady Gaga tem boas credenciais para acreditar que pode sim levar...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Jane Fonda

Falar da beleza, carisma e do engajamento político de Jane Fonda é chover no molhado. Porém, a estrela de Hollywood também era uma grande atriz e as sete indicações com duas vitórias provam isso.  Por isso, eu faço esta homenagem a ela trazendo da pior à melhor...

Oscar 2022: Previsões Iniciais de Melhor Animação

De “Flee” a “A Família Mitchell e a Rebelião das Máquinas”, Caio Pimenta apresenta a lista de candidatos ao Oscar 2022 de Melhor Animação.  CHANCES MÍNIMAS  Três franquias vão manter a regularidade no Oscar: todas elas seguirão sem indicações.  Se os três primeiros...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Daniel Day-Lewis

Chegou a hora de falar do maior vencedor da categoria de Melhor Ator: Daniel Day-Lewis conseguiu seis indicações e levou a estatueta em três ocasiões.  Nada mais do que justo a um dos maiores de todos os tempos; um intérprete que se entregava de maneira completa aos...

Oscar 2022: Previsões Iniciais de Melhor Filme Internacional e as chances do Brasil

O prazo para cada país enviar o seu candidato ao Oscar de Melhor Filme Internacional chegou ao fim no dia 1 de novembro.   Entre algumas surpresas e outros candidatos já esperados, chegou a hora de apontar quem chega forte para disputa e, claro, analisar a situação...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Woody Allen

O Woody Allen compareceu apenas uma vez à cerimônia do Oscar: foi em 2002 para introduzir um curta de Nora Ephron sobre os filmes rodados em Nova York, cidade que se recuperava dos traumáticos atentados de 11 de setembro do ano anterior.  Apesar de nunca aparecer nas...

Oscar 2022 de Melhor Atriz Coadjuvante: Previsões Iniciais

De Judi Dench a Kirsten Dunst, Caio Pimenta apresenta a lista de candidatos ao Oscar 2022 de Melhor Atriz Coadjuvante. CHANCES MÍNIMAS Como sempre, eu inicio pelas candidatas com quase nenhuma chance na disputa. A turma inclui nomes gigantes de Hollywood. Apesar de...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Tom Hanks

De “Quero Ser Grande” a “Um Lindo Dia na Vizinhança”, Caio Pimenta analisa quais as melhores e piores indicações de Tom Hanks no Oscar. https://www.youtube.com/watch?v=BLCxS2aVHX8 6. O RESGATE DO SOLDADO RYAN Para você ver o nível do Tom Hanks, a indicação vinda da...