Surgida em 2014, a Campanha por Filmes Alternativos em Manaus está de volta. O Cine Set e o projeto Cinema de Arte, atualmente com sessões diárias no Cinépolis do Shopping Ponta Negra, serão os responsáveis pela revitalização da ideia que busca, como o próprio nome diz, trazer à capital amazonense mais produções do circuito alternativo. Agora, o público terá participação decisiva para escolher quais filmes desejam ver nas salas locais e ajudar na pressão às distribuidoras.

A nova Campanha por Filmes Alternativos em Manaus vai funcionar da seguinte maneira:

  • sempre próximo ao final de cada mês, a equipe do Cine Set vai selecionar as 10 produções mais importantes do circuito alternativo/de arte com lançamento nacional previsto para as próximas semanas;
  • estes 10 filmes participarão de uma enquete na fan page da Campanha por Filmes Alternativos em Manaus no Facebook;
  • a votação terá duração de uma semana e, ao término dela, o resultado será repassado para o projeto Cinema de Arte;
  • com os dados da votação em mãos, o projeto Cinema de Arte fará a negociação com as distribuidoras para tentar trazer os filmes para Manaus.

Cinema de Arte - JulhoA primeira campanha começa nesta terça-feira (28) e segue até a semana que vem (5 de julho). Disputam a preferência 10 filmes:

  • Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert (Brasil)
  • A Despedida, de Marcelo Galvão (Brasil)
  • I Saw The Light, de Marc Abraham (EUA)
  • Florence – Quem é Essa Mulher? (Inglaterra)
  • Life – James Dean, de Anton Corbijn (EUA)
  • Desde Allá, de Lorenzo Viegas (Venezuela)
  • Julieta, de Pedro Almodóvar (Espanha)
  • Chocolate, de Roschdy Zem (França)
  • Academia das Musas, de José Luis Guerín (Espanha)
  • O Doce Veneno, de Jean-François Richet (França)
  • Janis – Little Girl Blue, de Amy Berg (EUA – Documentário)

PARTICIPE DA VOTAÇÃO – CLIQUE AQUI

“A escolha feita pelo Cine Set dos filmes da enquete vai buscar sempre tentar prestigiar produções dos mais diversos cantos do planeta. Tem produções latinas, europeias, o circuito alternativo americano/inglês, além, claro, do cinema nacional. Outro ponto importante é ter sempre, pelo menos, um documentário também”, explica Caio Pimenta, editor-chefe do Cine Set.

“É com entusiasmo que o Cinema de Arte da Cinépolis se engaja nesta proposta do Cine Set. O Cinema de Arte surgiu, em 1963, em Fortaleza, justamente com esse intuito: o de trazer os filmes de arte, que nunca era programados na cidade, para a apreciação dos cinéfilos e do público mais exigente. Agora, 53 anos depois, o CA é o projeto através do qual a Cinépolis está, já 14 meses, de forma ousada e pioneira, abrindo espaço em sua rede nacional, para os filmes de arte. E a parceria Cinépolis-Cinema de Arte-Cine Set surge em um momento extremamente importante, pois vem para reforçar a relevância, no mercado exibidor local, de um complexo que traga para a cidade as mais importantes criações do cinema em circulação pelo País. Ganha a cidade em nível cultural, ganham os cinéfilos para a sua formação cinematográfica, ganha a Cinépolis no processo de fidelização do público, e ganha também o cinema amazonense com um espaço inédito para a exibição dos curtas-metragens como complementos dos filmes em cartaz no CA, que é, assim, apenas o instrumento de convergência. Parabéns aos que fazem o Cine Set, especialmente ao Caio Pimenta, na brilhante ideia desta parceria”, declarou o coordenador do projeto Cinema de Arte, Pedro Martins Freire.

Saiba mais

A Campanha por Filmes Alternativos teve início em janeiro de 2014 com integrantes do Cine Set à frente da iniciativa – Caio Pimenta, Susy Freitas, Camila Henriques, Diego Bauer e Ivanildo Pereira, além do realizador audiovisual Zeudi Souza. A pressão alcançada nas redes sociais permitiu que obras como “Azul é a Cor Mais Quente”, “Ninfomaníaca – Parte I e II”, “Tatuagem” e “12 Anos de Escravidão” chegassem aos cinemas da cidade.

Já o Cinema de Arte é um projeto ligado ao Cinépolis. Coordenado pelo jornalista e crítico de cinema Pedro Martins Freire, a iniciativa busca levar às salas do complexo da rede mexicana produções fora do circuito comercial. Em Manaus, o projeto estreou em maio de 2015 e trouxe longas como “Relatos Selvagens”, “Ida”, “Cássia”, “O Filho de Saul”, “Steve Jobs”, “Mais Forte que Bombas”, “As Sufragistas”, “Macbeth”, entre outros.