O curta ‘O Caso Tucumã’, produzido na Oficina de Produção Audiovisual do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (OPA/Ufam), foi selecionado para ser exibido no Festival de Cinema Curta Pinhais (8º FESTCINE), de 23 a 30 de abril, no Paraná. Com 10 minutos de duração, o filme foi roteirizado e dirigido pelo facilitador Bruno Pereira, produtor audiovisual amazonense.

Segundo Bruno Pereira, diretor do curta, o planejamento foi uma das grandes preocupações da equipe, que desde a escolha da história, levou cerca de 45 dias, divididos entre pré-produção, filmagens e finalização. “O Caso Tucumã é um processo de construção artística pautada na resiliência  do Thiago Morais em fazer o curso de produção audiovisual, somados ao trabalho de Saleyna Borges e Wander Luís que orientaram o corpo discente de forma brilhante. O grupo é talentoso, criativo e profissional. Hoje, eles começam a colher o fruto de seu dedicado trabalho”, disse.

A equipe, formada pelos alunos da Oficina de Produção Audiovisual, foi composta por assistente de direção, diretor de produção, diretor de arte, figurinista, maquiador e preparador de elenco. Para a discente Andreia Omena participar da equipe do ‘O Caso Tucumã’ foi um processo de descoberta pessoal e profissional. “Poder atuar e ter a direção do Bruno Pereira foi essencial. Foi incrível porque todos que participaram acreditaram no filme. Formamos uma boa equipe e fui estimulada a buscar mais sobre atuação. Depois do curta, participei do curso de atuação na Academia Internacional de Cinema (AIC), no Rio de Janeiro’, contou.

O Museu Amazônico foi cenário do filme. O espaço recebeu cenografia específica para narrar o caso da personagem que busca desvendar um ‘crime’.

A OPA é uma iniciativa do Museu Amazônico que oferece, desde de 2018, gratuitamente, aulas de audiovisual para a comunidade amazonense. Em dois anos de criação, as oficinas receberam cerca de 230 pessoas.

com informações de assessoria

Passo a Passo do Cinema: as singularidades de uma filmagem

Às vezes é difícil tentar controlar a ansiedade que chega sorrateiramente em nossas mentes quando estamos prestes a começar uma filmagem. Não importa em que departamento da equipe você esteja trabalhando, a tensão que existe ao iniciar o processo de filmagem é quase a...

Passo a Passo do Cinema: o período da pré-produção

Não há tempo a perder! Com o roteiro pronto em mãos, é necessário elaborar e formatar um projeto tanto para a captação de recursos pelas leis de incentivos fiscais quanto para a inscrição nos editais relacionados ao audiovisual. O projeto também pode ser utilizado...

Passo a Passo do Cinema – O Roteiro cinematográfico: o início da razão e da emoção

O cinema nasceu sem roteiro, mas ao longo de sua história surgiram incontáveis definições, manuais e livros sobre a importância da construção do roteiro cinematográfico como fator primordial para a realização de um filme que possua todas as suas intenções criativas...

Passo a Passo do Cinema: a ânsia de um argumento expressivo

Uma vez o criativo roteirista americano Charlie Kaufman comentou sobre o seu ofício: “Uma das coisas mais importantes sobre o ato de escrever o primeiro argumento é o fato de realmente termos terminado um argumento. Ter feito isso é uma etapa muito importante — mesmo...

A linha de uma história: caminhando para o argumento

Na adaptação para o cinema do romance inacabado “O Último Magnata”, de F. Scott Fitzgerald, que conta sobre os bastidores de Hollywood, há um momento memorável em que o bem sucedido produtor Monroe Starr (Robert De Niro) explica, em menos de dois minutos, a um...

A Ideia Iluminada: o início do processo de criação de um filme

Durante uma entrevista, o consagrado diretor de teatro, Peter Brook, respondeu qual era o motivo em montar um determinado texto que em nada condizia com as ideias e os temas que abordava até então em sua carreira de sucesso. A resposta, incômoda aos analistas de sua...