Em outubro se comemora o Dia das Crianças… Mas outubro também é o mês do terror, pois inclui também o Dia das Bruxas no dia 31. Nós aqui do especial do terror do Cine Set, por sermos meio malucos, queremos prestar homenagem ao 12 de outubro, essa data tão alegre e divertida, relembrando algumas das crianças mais assustadoras que já apareceram no cinema.

E não se engane, o gênero terror deve muito às crianças, do Damien de A Profecia (1976) à Sadako/Samara de O Chamado, seja qual versão você preferir. O terror e as crianças sempre andaram de mãos dadas, e os cineastas adoram explorar o contraste entre a aparência inocente delas e os eventos assustadores das suas histórias. Como as gêmeas de O Iluminado diziam, as crianças e o medo parecem destinados a andar de mãos dadas e “brincar para sempre, e para sempre”…

Então segue a nossa homenagem às crianças aterrorizantes do cinema. Vamos relembrar:


Joshua, de O Filho do Mal (2007) e Esther, de A Órfã (2009)

Pobre Vera Farmiga, a atriz deu azar de topar com duas crianças aterrorizantes em filmes diferentes. Em Joshua, ela vive uma mãe atormentada pelos estranhos atos do seu primogênito, o Joshua do título, que não recebe bem a chegada de um novo irmãozinho na casa. E em A Órfã, ela e seu marido adotam a pequena Esther (Isabelle Fuhrmann), que é… Bem, uma menininha diferente. Ambos são exemplares interessantes do horror doméstico e ao vê-los, fica a pergunta: o que será que a Lorraine Warren, personagem da atriz em Invocação do Mal (2013), faria com essas duas crianças? Talvez um exorcismo ajudasse…


As crianças de Os Filhos do Medo (1979)

Quando David Cronenberg resolveu fazer um filme com crianças, curiosamente fez também um dos mais assustadores da sua carreira. Seu clássico Os Filhos do Medo é repleto de crianças mutantes e assassinas e possui o parto mais bizarro da história do cinema. Repleto de dor e tragédia, inspirados pelo divórcio real do cineasta, Os Filhos do Medo é definitivamente capaz de impressionar até o mais sisudo dos espectadores adultos.


Os Meninos (1976)

Casal inglês chega a uma ilha na Espanha – a mulher está grávida – para passar umas férias e encontram apenas crianças e alguns adolescentes no lugar. Cadê os adultos? Bem, a resposta a essa pergunta é o que vai manter o espectador na ponta do sofá até o fim deste cult espanhol do diretor Narciso Ibañez Serrador. Em alguns momentos, lembra o clássico A Noite dos Mortos Vivos (1968) de Romero, mas com crianças no lugar dos zumbis. O filme causa impacto justamente porque não esperamos ver atos de violência e selvageria praticados pelos pequenos. Mas, ei, crianças são gente também…


Karen Cooper, em A Noite dos Mortos Vivos (1968)

Falando nesse filme… Não podemos esquecer que uma das cenas mais chocantes do longa de George Romero, e que provocou reações fortes do público na época do lançamento, mostra a pequena Karen Cooper (Kyra Schon), transformada em morta-viva, matando a própria mãe com uma pazinha de jardinagem… Essa cena mostra como laços familiares não tinham mais importância no universo zumbi de Romero.


Crianças de A Aldeia dos Amaldiçoados (1960)

Neste clássico britânico, aprendemos que não é bom que as crianças possuam poderes ilimitados. Elas podem se voltar contra nós, os adultos… O líder das crianças é feito pelo ator Martin Stephens, que pouco depois faria outra criança macabra no clássico de casa assombrada Os Inocentes (1961).


Regan de O Exorcista (1973), descendo as escadas de um jeito peculiar 


Carol Anne, de Poltergeist (1982), aquela que adorava brincar com seus amiguinhos da TV 


O Jason de Sexta-Feira 13 (1980) também já foi criança


Macaulay Culkin em O Anjo Malvado (1993), clássico da Sessão da Tarde


E para terminar: Sam, em Senhor Babadook (2014)

Ele não é o vilão do filme, mas muita gente acha que por causa do seu comportamento, ele é quase tão assustador quanto o monstro… Porque às vezes o maior terror para uma mãe é um moleque danado!