Depois de “Terra dos Meninos Pelados”, Izis Negreiros volta ao universo infantil em “Príncipe da Encantaria”. Com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2015, curta-metragem será uma misto de animação com ficção envolvendo atores reais. Premiado no Proarte, filme teve um planejamento de dois anos até ser concretizado.

príncipe da encantaria izis negreiros“Muito desse tempo todo de planejamento para fazer o filme se deu pela animação de quatro minutos. Considero ser uma ousadia para a realidade local inserir esse momento no curta. Pensei que não seria possível e cheguei perto de desistir. Porém, o auxílio da Érica Lima me levou a enxergar novas perspectivas e tudo deu certo. Até o final de fevereiro, essa parte deve ficar pronta”, disse Izis. Segundo a diretora de “Príncipe da Encantaria”, a animação a ser vista pelos espectadores traz traços do estilo francês do gênero.

Tendo filmagens externas realizadas na Praia Dourada em Manaus, “Príncipe da Encantaria”, de acordo com Izis Negreiros, faz uma homenagem à oralidade dos mais velhos ao contar histórias para crianças, sendo o título referência ao encanto do boto amazônico. Socorro Langback será a intérprete de Vó Esmeraldina, a narradora do curta, enquanto a trilha sonora fica a cargo do músico Negreiros.

“Estamos ainda definindo uma atriz para dublar a voz da mãe d’água na animação. O desenho para essa personagem foi inspirada na Brenda Pontes, a rainha do Peladão em 2013.” Sobre o desejo de fazer filmes voltados para as crianças, Izis Negreiros acredita que isso é necessário pela ausência de produções voltadas para esse tipo de público no cinema amazonense.

Volta de “Sete Palmos de Terra e um Caixão”

Trabalho realizado em 2005 e 2006, o projeto audiovisual “Sete Palmos de Terra e um Caixão” vai virar websérie neste ano. Parceiro de Izis Negreiros na produção, Carlos Garcia informou que serão doze episódios com duração entre 8 a 12 minutos com nova edição, abertura e trilha sonora incidental. Vídeos com depoimentos dos participantes e moradores da comunidade onde o filme foi realizado serão inseridos para comemorar os dez anos do projeto.

Com passagens pelo Amazonas Film Festival e a Mostra do Filme Etnográfico, “Sete Palmos de Terra e um Caixão” traz a história de Pedro, rapaz que chega em Vila Formosa, no interior do Amazonas, com intuito de fazer uma pesquisa sobre histórias do imaginário do lugar. Com o passar do tempo, o protagonista vai se envolvendo com os moradores da região a ponto de acabar em um triângulo amoroso.

Os episódios de “Sete Palmos” serão lançados no canal da Maya Filmes no Youtube a partir do dia 20 de fevereiro.

sete palmos de terra e um caixão izis negreiros

___________________________________________________________________________________________________________

VEJA OUTRAS MATÉRIAS DO ESPECIAL SOBRE O CINEMA NO AMAZONAS EM 2015