O fim de semana foi animador para Hollywood: “Velozes e Furiosos 9” conseguiu a maior arrecadação de estreia desde o início da pandemia – US$ 70 milhões. A última vez em que as salas do país viram um lançamento faturar tanto assim aconteceu em janeiro de 2020 com “Bad Boys Para Sempre” – a continuação estrelada por Will Smith fez US$ 73 milhões. 

A marca animou as estrelas do elenco que foram às redes sociais comemorar o feito. Vin Diesel destacou o prazer de ver as pessoas retomando a experiência de ir ao cinema e afirmou: “o cinema voltou”. “Você não pode culpar outro estúdio por querer lançar um filme no streaming, mas aqueles como a Universal Pictures que são ousados o suficiente para dizer: ‘Ei, vamos apoiar o lançamento nos cinemas’, eu tiro meu chapéu”.  

Ganhadora do Oscar, Charlize Theron também se disse muito feliz pelos números de “Velozes e Furiosos 9”. “É incrível. Só de pensar no fato de que eles estão em seu nono filme, isso é bastante impressionante. É um filme perfeito para nos ajudar a voltar”.  

Lançado simultaneamente no Brasil, “Velozes e Furiosos 9” traz Dominic Toretto (Vin Diesel) e Letty (Michelle Rodriguez) levando uma vida pacata ao lado de seu filho Brian. Mas eles logo são ameaçados pelo passado de Dom: seu irmão desaparecido Jakob (John Cena). Trata-se de um assassino habilidoso e motorista excelente, que está trabalhando ao lado de Cipher (Charlize Theron), vilã de “Velozes & Furiosos 8”. Para enfrentá-los, Toretto vai precisar reunir sua equipe novamente, inclusive Han (Sung Kang), que todos acreditavam estar morto. 

CONFIRA O TOP 10 DAS BILHETERIA DOS EUA NESTE FIM DE SEMANA: 

  1. Velozes e Furiosos 9 – US$ 70 milhões 
  2. Um Lugar Silencioso 2 – US$ 6,2 milhões 
  3. Dupla Explosiva 2 – US$ 4,87 milhões 
  4. Pedro Coelho 2: O Fugitivo – US$ 4,85 milhões 
  5. Cruella – US$ 3,7 milhões 
  6. Invocação do Mal 3 – US$ 2,9 milhões 
  7. Em um Bairro de Nova York – US$ 2,2 milhões 
  8. Spirit: O Indomável – US$ 1 milhão 
  9. 12 Mighty Orphans – US$ 591 mil 
  10. Anônimo – US$ 560 mil 

‘La Chimera’: a Itália como lugar de impossibilidade e contradição

Alice Rohrwacher tem um cinema muito pontual. A diretora, oriunda do interior da Toscana, costuma nos transportar para esta Itália que parece carregar consigo: bucólica, rural, encantadora e mágica. Fez isso em “As Maravilhas”, “Feliz como Lázaro” e até mesmo nos...

‘Late Night With the Devil’: preso nas engrenagens do found footage

A mais recente adição ao filão do found footage é este "Late Night With the Devil". Claramente inspirado pelo clássico britânico do gênero, "Ghostwatch", o filme dos irmãos Cameron e Colin Cairnes, dupla australiana trabalhando no horror independente desde a última...

‘Rebel Moon – Parte 2’: desastre com assinatura de Zack Snyder

A pior coisa que pode acontecer com qualquer artista – e isso inclui diretores de cinema – é acreditar no próprio hype que criam ao seu redor – isso, claro, na minha opinião. Com o perdão da expressão, quando o artista começa a gostar do cheiro dos próprios peidos, aí...

‘Meu nome era Eileen’: atrizes brilham em filme que não decola

Enquanto assistia “Meu nome era Eileen”, tentava fazer várias conexões sobre o que o filme de William Oldroyd (“Lady Macbeth”) se tratava. Entre enigmas, suspense, desejo e obsessão, a verdade é que o grande trunfo da trama se concentra na dupla formada por Thomasin...

‘Love Lies Bleeding’: estilo A24 sacrifica boas premissas

Algo cheira mal em “Love Lies Bleeding” e é difícil articular o quê. Não é o cheiro das privadas entupidas que Lou (Kristen Stewart) precisa consertar, nem da atmosfera maciça de suor acre que toma conta da academia que gerencia. É, antes, o cheiro de um estúdio (e...

‘Ghostbusters: Apocalipse de Gelo’: apelo a nostalgia produz aventura burocrática

O primeiro “Os Caça-Fantasmas” é até hoje visto como uma referência na cultura pop. Na minha concepção a reputação de fenômeno cultural que marcou gerações (a qual incluo a minha) se dá mais pelos personagens carismáticos compostos por um dos melhores trio de comédia...

‘Guerra Civil’: um filme sem saber o que dizer  

Todos nós gostamos do Wagner Moura (e seu novo bigode); todos nós gostamos de Kirsten Dunst; e todos nós adoraríamos testemunhar a derrocada dos EUA. Por que então “Guerra Civil” é um saco?  A culpa, claro, é do diretor. Agora, é importante esclarecer que Alex Garland...

‘Matador de Aluguel’: Jake Gyllenhaal salva filme do nocaute técnico

Para uma parte da cinefilia, os remakes são considerados o suprassumo do que existe de pior no mundo cinematográfico. Pessoalmente não sou contra e até compreendo que servem para os estúdios reduzirem os riscos financeiros. Por outro lado, eles deixam o capital...

‘Origin’: narrativa forte em contraste com conceitos acadêmicos

“Origin” toca em dois pontos que me tangenciam: pesquisa acadêmica e a questão de raça. Ava Duvernay, que assina direção e o roteiro, é uma cineasta ambiciosa, rigorosa e que não deixa de ser didática em seus projetos. Entendo que ela toma esse caminho porque discutir...

‘Instinto Materno”: thriller sem brilho joga no seguro

Enquanto a projeção de “Instinto Materno” se desenrolava na sessão de 21h25 de uma segunda-feira na Tijuca, a mente se esforçava para lembrar da trama de “Uma Família Feliz”, visto há menos de sete dias. Os detalhes das reviravoltas rocambolescas já ficaram para trás....