O CEO da Nike Inc. Phil Knight (Ben Affleck) tem um desafio nas mãos: vender tênis de basquetebol. O escalado pra essa missão é Sonny Vaccaro (Matt Damon), apostador degenerado e guru do esporte. “Air – A História Por Trás do Logo” é a crônica de como uma porção de executivos de uma divisão mambembe fizeram história.

É que, veja bem, a Nike ia mal das pernas. Longe de possuir o poderio corporativo de uma Adidas ou Converse, tudo que Vaccaro tinha ao seu dispor eram míseros US$ 250 mil para investir em jogadores-propaganda. Mas seu plano era outro, um muito mais arriscado: usar toda a grana num novato desconhecido, um tal de Michael Jordan.

Agora, se Affleck, o diretor, tem um desafio, é o seguinte: como fazer o espectador torcer por uma pá de homens de negócios que, a essa altura, já estão pra lá de bilionários? A resposta é engenhosa: investir pesado na cafonice dos anos 1980 e acentuar o patético da operação.

Boys Just Wanna Have Fun

É o pano-de-fundo perfeito para o populista Ben Affleck, que, afinal de contas, sabe quais botões apertar dentro do cinemão. O segundo passo: escalar um time com alguns dos atores mais carismáticos do mercado. Matt Damon, Jason Bateman, Viola Davis, Chris Tucker, todo mundo.

Obviamente se divertindo, o elenco também transmite um certo ar cansado, de quem está se segurando há tempo demais pra não cair no mundo corporativo. É o complemento perfeito à estratégia de Affleck: mergulhar na patetice de meia-idade debaixo dos cabelos esquisitos da época. Matt Damon e sua barriga de chope nunca antes tiveram tanto destaque numa produção.

Com diálogos rápidos e espertos somado a um repertório de canções oitentistas na jukebox, “Air” sabe que não pode tomar mais tempo que o necessário. Do contrário, a ilusão se quebra e voltamos à realidade – opa, estamos torcendo por uma empresa multi-bilionária?!

Então, por design, a experiência é das mais agradavelmente insossas. Nada fica muito tempo na memória. É só um desfile de rostos carismáticos em uma noite agradável no cinema. Agora, podemos dormir sossegados sabendo que o pessoal da Nike ficou um pouquinho mais rico com essa história.