Em um filme baseado em fatos reais, muitas vezes, o grande segredo é tornar sua história inteligível ao espectador. Nesta tentativa, recursos que buscam dinamizar a trama são fortemente adotados: narração em off, quebra da quarta parede e até mesmo animação ou texto escrito. No caso de ‘O Escândalo’ todos esses elementos são utilizados excessivamente, deixando seu tema central sufocado em meio a tantas estratégias narrativas. Ironicamente, ao abordar um caso sobre assédio sexual contra mulheres no mercado de trabalho, o longa aproxima-se muito da realidade ao não oferecer a importância e seriedade necessária ao tema. 

Com roteiro de Adam McKay (“A Grande Aposta”), a história em questão rememora as denúncias de assédio que derrubaram o ex-presidente da Fox News, Roger Ailes, em 2016. Impulsionado por Gretchen Carlson (Nicole Kidman) e Megyn Kelly (Charlize Theron), o processo judicial reuniu o depoimento de várias vítimas, as quais inspiraram o roteirista Charles Randolph a criar a personagem Kayla Pospisil (Margot Robbie) exclusivamente para o longa. 

Mesmo com um elenco de peso, ‘O Escândalo’ pouco se esforça para que suas atuações possuam um desempenho extraordinário. Kidman e Theron dominam a tela quando aparecem em cena, sendo uma pena não possuir um momento de maior diálogo entre as duas. Enquanto isso, Robbie se esforça em um papel estereotipado e apático, sendo também responsável por momentos mais densos da trama que perdem a força devido à falta de profundidade do roteiro.   

Assédio sexual longe da discussão 

Além de não proporcionar grande momentos para suas personagens, “O Escândalo” também negligencia seus desenvolvimentos. As vidas pessoais de cada uma, assim como os traumas por terem sofrido assédio, poderiam ser melhor aproveitados, não como forma de explorar o sofrimento de personagens femininas, mas de maneira que a temática tão séria e relevante fosse realmente aprofundada, mostrando seus efeitos na vida das vítimas. 

Ao apresentar outros casos de assédio rapidamente através de recursos como narração ou flashbacks, “O Escândalo” deixa claro que gerar questionamento acerca de seu tema não é sua maior preocupação. Como diretor, Jay Roach (“Entrando Numa Fria”) prioriza uma montagem enérgica para que o longa seja dinâmico e facilmente compreendido, entretanto, seu comprometimento em repassar tais acontecimentos e até mesmo motivar ações contra o assédio sexual é deixado totalmente de lado. 

Até mesmo a forma de abordagem sobre uma possível sororidade em que as vítimas se unem contra o agressor é irresponsável. Ailes aparece como o acusado injustiçado em todo trâmite do processo e o único momento de confronto sobre a falta de denúncia anterior contra ele é protagonizada por duas vítimas, intuindo uma culpa contra si, algo que o filme logo em seguida renega. Porém, o principal culpado na situação pouco aparece como tal. 

Apesar de ser uma grande oportunidade para ver Nicole Kidman, Charlize Theron e Margot Robbie numa trama sobre um tema tão latente às mulheres, ‘O Escândalo’ poderia ser um filme com um desenvolvimento muito melhor. Para isto, seria preciso, ao menos, que sua temática fosse tratada com a seriedade devida. 

Oscar 2022: Por que não indicar Kristen Stewart será um erro?

A derrota no Globo de Ouro e a esnobada no SAG colocaram a Kristen Stewart em perigo na corrida para o Oscar. De favorita absoluta ao prêmio, agora, a estrela de “Spencer” corre o risco até de ficar fora da lista de indicadas a Melhor Atriz.  Com minha grande...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Viola Davis e Renée Zellweger

De "O Diário de Bridget Jones" a "A Voz Suprema do Blues", Caio Pimenta analisa da pior à melhor indicação da carreira de Viola Davis e Renée Zellweger. https://youtu.be/nRan4CesJTQ 4. JUDY  A indicação mais fraca da carreira de Renée Zellweger foi justamente a que...

Oscar 2022: O Impacto do Globo de Ouro e das indicações ao SAG

Caio Pimenta analisa como fica a corrida do Oscar 2022 com os resultados do Globo de Ouro, as indicações ao SAG e a revelação das pré-listas do Bafta. https://www.youtube.com/watch?v=gBdDE53f-HY GLOBO DE OURO  O prêmio da Associação de Imprensa Estrangeira em...

SAG 2022: Previsões Finais dos Indicados

Caio Pimenta traz as previsões para as indicações ao SAG 2022, o prêmio do Sindicato dos Atores dos EUA; divulgação será no dia 12 de janeiro. https://youtu.be/VqeURXvkXRg MELHOR ATRIZ COADJUVANTE  A corrida por Melhor Atriz Coadjuvante traz quatro nomes definidos e...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de John Ford

De "O Delator" a "Depois do Vendaval", Caio Pimenta analisa da pior à melhor indicação da carreira de John Ford. 5. DEPOIS DO VENDAVAL  “Depois do Vendaval” foi a última indicação da carreira do Ford e rendeu a ele o recorde de vitórias da categoria.  A quarta...

Oscar 2022: Previsões das Indicações – Virada do Ano

Caio Pimenta aponta quais serão os indicados ao Oscar 2022 em Melhor Filme, Direção, Ator, Atriz, Coadjuvantes, Roteiros Adaptado e Original, Animação e Filme Internacional. https://www.youtube.com/watch?v=ai0PLy0HXeE ROTEIROS  Começamos com Roteiro Adaptado, onde...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de James Stewart

De "A Mulher Faz o Homem" a "Anatomia de um Crime", Caio Pimenta analisa da pior à melhor indicação da carreira de James Stewart. https://www.youtube.com/watch?v=ZmSCAyOB_x4 5. MEU AMIGO HARVEY  A indicação mais fraca da carreira de James Stewart ao Oscar veio em...

Oscar: Os Filmes Natalinos que Disputaram o Prêmio

De ”A Felicidade Não se Compra” a “Klaus”, Caio Pimenta apresenta a lista dos filmes natalinos indicados na história do Oscar. https://www.youtube.com/watch?v=mah6cVwm2kc O término da Segunda Guerra Mundial fez o Oscar se voltar para os esperançosos filmes natalinos...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Glenn Close

De "O Mundo Segundo Garp" a "Era uma vez um Sonho", Caio Pimenta analisa da pior à melhor indicação da carreira de Glenn Close. https://youtu.be/RMbZHUMUnU8 8. UM HOMEM FORA DE SÉRIE  Em 1985, a Glenn Close foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Um...

Oscar 2022: Previsões Finais para a Shortlist

Caio Pimenta faz as apostas de quais produções devem aparecer na aguardada shortlist do Oscar nas categorias de Melhor Filme Internacional, Documentário, Efeitos Visuais, Maquiagem e Penteado, Canção Original e Trilha Sonora....