Dois dos principais diretores de fotografia do audiovisual amazonense se juntam para uma oficina gratuita sobre documentário e criação autoral. César Nogueira (“Enterrado no Quintal”) e Valentina Ricardo (vencedora de um Kikito com “O Barco e o Rio”) ministram “As Criações do Real” nesta segunda quinzena de setembro. As inscrições estão abertas através do formulário: https://encurtador.com.br/pwzCO. 

A oficina terá três partes: a primeira acontece presencial no Acelera Hub Space (av. André Araújo, 1555, Aleixo, dentro da Fundação Rede Amazônica) entre os dias 19 a 22 de setembro de 2023, das 14h às 17h. Em seguida, de 26 a 28 de setembro, haverá consultorias online para cada projeto. Por fim, a atividade retorna para o Acelera Hub Space no dia 29, novamente das 14h às 17h. 

São 15 vagas, sendo 50% destinadas a mulheres (cis e trans), pessoas pretas, indígenas, LGBTQIAPN+ e moradores de periferias de Manaus ou interior do Amazonas. 

DESAFIO AO PÚBLICO 

Segundo Valentina Ricardo, uma das propostas da oficina visa observar as conexões do documentário com ideologias das mais diversas – culturais, políticas, sociais e de gênero -, as quais, de acordo com a diretora recém-premiada no Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte 2023 com “La Creación”, são atributos impossíveis de se separar da criação autoral. 

 Já César Nogueira afirma que ‘As Criações do Real’ pretende aliar teoria e prática com rigor artístico, tirando o participante da zona de conforto. A dupla ainda visa investigar como a direção de fotografia pode ser ferramenta indispensável para alcançar essa abordagem autoral a partir das imagens. 

Para a coordenadora de inovação da Fundação Rede Amazônica, Maria Cecília Costa, “trazer uma oficina dessas para dentro da FRAM é muito importante para que a gente faça parte dessa renovação dos retratos da Amazônia que vão ser desenvolvidos”. 

“As Criações do Real” tem apoio da Artrupe Produções e é uma contrapartida coletiva dos projetos “Realização de Documentários na Escuela Internacional de Cine y TV – Intercâmbio Amazonas-Cuba”, realizado por César Nogueira, e “Maestría En Documental De Creación – Projeto De Intercâmbio Na Escuela Internacional De Cine Y Tv (Eictv) – San Antonio De Los Baños (Cuba)”, de Valentina Ricardo por meio da Fita Crepe Filmes e Artes Cênicas. Os dois projetos foram contemplados na Categoria Residências e Intercâmbios do Edital n°007/2019-Concurso Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Manauscult.  

com apoio de informações de assessoria