O projeto Cine Educação realiza mais um festival com uma seleção de filmes produzidos no Rio de Janeiro. Este ano, a temática escolhida foi Metrópoles, a partir dos eixos: mobilidade, segurança pública, direitos humanos, meio ambiente e acesso à cultura e saúde.

Da próxima quarta-feira (25/10) até sexta-feira (27/10), o evento vai passar pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pelo Centro do Rio, por Japeri, Campo Grande e pelo bairro de Botafogo. A cerimônia de abertura será em um dos espaços de cinema mais tradicionais da cidade, o Estação NET Botafogo.

Mais de 50 autores se inscreveram para participar do VI Cine Educação e os premiados serão exibidos ao longo do festival. O filme “NEM (Novo Ensino Médio), Um Fracasso Anunciado”, do diretor Carlos Pronzato, foi um dos selecionados pela equipe curadora. A produção trata do Novo Ensino Médio instituído durante o governo Temer e implementado no governo Bolsonaro. Sem discussão com a sociedade, o modelo instaura uma nova organização curricular que tem sido alvo de críticas por diversos educadores. 

“Nem, Um Fracasso Anunciado”, de Carlos Pronzato, trata do Novo Ensino Médio, que tem sido alvo de críticas por diversos educadores. Imagem: Divulgação.

Oficinas de cinema

O Cine Educação mantém oficinas de aprendizado para promover formação técnica de novos cineastas, como a oficina de animação com crianças da Cidade Nova, região considerada das mais desiguais da cidade e onde o Cine Educação se juntou a Rede de Acolhimento da Cidade Nova. Vale ressaltar que algumas das produções feitas na oficina serão exibidas no festival.

Entre os destaques dessa edição, teremos a participação do projeto Guardiãs das Matas, programa da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio de Janeiro que trabalha com a preservação ambiental das matas nas comunidades da cidade. Bernard Brito, coordenador do Cine Educação, comenta a importância de trazer a participação das mulheres para debater as questões socioambientais da nossa região “conhecer o olhar feminino sobre temas tão caros a sociedade é fundamental para combater o racismo ambiental que afeta especialmente as mulheres”.

O projeto Cine Educação é realizado pela B7 Eventos Curadoria e Conteúdo com o apoio da Prefeitura do Rio, do SINPRO-RIO, Estação NET Cinema, ASCINE e demais apoiadores a fim de estimular a produção do audiovisual local e estabelecer um intercâmbio cultural com base na arte e na educação.

Serviço:

6º FESTIVAL CINE EDUCAÇÃO – DE 25 A 27 DE OUTUBRO DE 2023

Entrada franca.

Classificação Livre.

Dia 25 (Quarta-feira)

10 horas – Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo, Rio de Janeiro)

18 horas – UERJ Auditório 91 (Rua São Francisco Xavier,  524, Maracanã,  Rio de Janeiro)

Dia 26 (Quinta-feira)

18 horas – Sinpro – Centro Cultural Paulo Freire (Rua Pedro Lessa, 35, Centro, Rio de Janeiro)

18h30 – Centro Cultural Luis Eduardo Magalhães (Av. Tancredo Neves – Parque Mucaja, Japeri)

Dia 27 (Sexta-feira)

18 horas –  Sinpro Sede Local Campo Grande (Rua Manaí, 180, Campo Grande, Rio de Janeiro)

com informações de assessoria