A quarta edição do Festival Olhar do Norte terá uma atração inédita: a Mostra Olhar Panorâmico chega com mais filmes da Região Norte.

Para a estreia no evento, foram selecionados oito curtas do Amazonas, dois do Pará e um do Acre.

De caráter não-competitivo, a Mostra Olhar Panorâmico terá exibições gratuitas e online, a partir do dia 21 de janeiro, no site do Festival Olhar do Norte (clique aqui).

CONFIRA A LISTA DE SELECIONADOS PARA A MOSTRA OLHAR PANORÂMICO:

  1. A Benzedeira, de Wallace Abreu (Amazonas)
  2. A Vingança do Boto, de Orange Cavalcante da Silva e Geliel Carvalho Soares (Amazonas)
  3. Castanhal, de Marques Casara e Rodrigo Simões Chagas (Amazonas)
  4. Centelha, de Renato Vallone (Acre)
  5. Cine Carmem Miranda, de Michel Guerrero (Amazonas)
  6. Eu vejo sua manhã nadar novamente, de Matheus Clima (Pará)
  7. Idolatria, de Gabriel Tantacoisa (Pará)
  8. O Pulo do Gato (AM), de Jimmy Christian (Amazonas)
  9. Pajelança Cabocla (AM), de André Cunha (Amazonas)
  10. Rotina Cabocla (AM), de Marcelo Ramos (Amazonas)
  11. sanc_pc1317_03_01_a_1 (AM), de Henrique Amud (Amazonas)

O Olhar Panorâmico veio como uma necessidade de darmos vazão a filmes que acabaram não tendo espaço na curadoria da Mostra Norte, mas que possuem escolhas estéticas, temáticas, estilísticas que pensamos que valorizam o festival, apontam para caminhos que a curadoria valoriza.

Por sermos um festival de caminhada ainda curta, é importante criar maneiras para que mais realizadores participem do festival, mais estéticas sejam abarcadas, para que, no futuro, sejamos capazes de gerar uma cadeia de produção mais ampla, abrangente e democrática

Diego Bauer

Curador do Festival Olhar do Norte

NÚMEROS DE INSCRITOS RECORDES

A quarta edição do Festival Olhar do Norte chega com números superlativos para demonstrar o crescimento do evento: ao todo, 119 filmes da Região Norte se inscreveram na mostra competitiva. O Amazonas lidera com 61 produções seguido por Pará (34), Rondônia (7), Roraima e Tocantins (6), Amapá (4) e Acre (1).

Na Mostra Norte, foram escolhidos 17 filmes, sendo nove amazonenses, três do Pará, dois de Roraima e um do Amapá, Rondônia e Tocantins.

O Festival Olhar do Norte será realizado entre os dias 21 e 24 de janeiro com programação principal no Teatro Amazonas e com atividades paralelas no Palácio da Justiça e Teatro da Instalação, além, claro, da Mostra Olhar Panorâmico no site do evento.

Organizada pela Artrupe Produções Artísticas, a quarta edição foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2021 – AM – Prêmio Cultura em Rede, do Governo do Estado do Amazonas.

Certamente os filmes que fazem parte da Olhar Panorâmico poderiam estar na curadoria nos anos anteriores, o que evidencia o alto nível das produções recebidas neste ano.

Os filmes da Olhar Panorâmico têm qualidades para surpreender o público, oferecendo propostas incomuns, inovadoras, mostrando a realidade do interior e dos lugares distantes das capitais. Além disso, vale a pena acompanhar agora o trabalho destes diretores que certamente retornarão ao festival em anos futuros.

Diego Bauer

Curador do Festival Olhar do Norte

MAIS SOBRE O FESTIVAL OLHAR DO NORTE NO CINE SET: