A Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) é uma das mais tradicionais de audiovisual do planeta. Localizada na cidade cubana de San Antonio de los Baños, ela foi fundada em 1986 por nomes como o jornalista e escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, o poeta e realizador argentino Fernando Birri e o teórico e realizador cubano Julio García Espinosa. Neste período, já formou estudantes de mais de 50 países, inclusive, importantes nomes do cinema brasileiro.  

O novo processo seletivo no Brasil para a escola acontece em abril para candidatos com idade entre 22 e 30 anos. Manaus será uma das cinco cidades que vão receber as provas. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 30 de março para os seguintes cursos: Direção, Roteiro, Produção, Fotografia, Som, Edição e Documentário. 

ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO (CLIQUE AQUI) 

APOIO DO MINC 

O curso tem duração de três anos com início previsto para setembro de 2024. A matrícula anual para os aprovados no processo seletivo custa seis mil euros pagos à vista (em setembro) ou em duas parcelas (setembro e janeiro). Os estudantes terão direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre San Antonio de los Baños e a capital Havana, assistência médica, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo. 

Neste ano, os estudantes poderão contar com o apoio Edital de Intercâmbio Cultural – Formação Audiovisual no Exterior, reativado pelo Ministério da Cultura do Governo Lula. “Temos a expectativa de haver um aumento significativo nas inscrições, com relação aos últimos anos em que não houve nenhum apoio do MINC”, explicou Guigo Pádua, coordenador nacional do processo seletivo em entrevista ao Cine Set. 

ETAPAS DA PROVA 

EICTV homenageia o mestre brasileiro do Cinema Novo em uma das salas. Foto: Diego Bauer

A primeira etapa da prova acontece no dia 5 de abril com o candidato realizando duas provas: a primeira pela manhã será específica, enquanto a segunda ocorre pela tarde focada em conhecimentos gerais. Os aprovados passarão por uma prova escrita no dia seguinte. 

“São, basicamente, bate-papos, onde tentamos entender melhor o perfil do candidato. Não há uma preparação específica para as provas, pois é uma avaliação que leva em consideração a intuição, vocação, capacidade de argumentação, etc. Conhecimento acadêmico conta menos que a opinião e a compreensão do mundo”, disse Guigo.  

Segundo o regulamento, todo o processo é realizado em português. O material e a documentação dos selecionados são enviados, em seguida, para Cuba, para a EICTV. O Conselho Docente da EICTV faz a seleção final. 

“Temos vários cineastas e técnicos, oriundos da EICTV, se destacando no audiovisual brasileiro, além de inúmeros professores, instrutores e mestres. Faz parte da essência da escola, esse intercâmbio, parceria com colegas de outros países. Mas também a escola nos sensibiliza a conhecer, valorizar e colaborar com cinematografias fora do eixo Europa Ocidental – Estados Unidos”, disse o coordenador. 

O local da prova em Manaus será definido nos próximos dias. Mais informações você pode conferir na página oficial do processo seletivo no Brasil.