10 – Caçadores de Obras-Primas

Lançamento Previsto no Brasil:14 de fevereiro

Direção: George Clooney

Elenco: George Clooney, Matt Damon, Cate Blanchett, Bill Murray, John Goodman

Sinopse: Durante o declínio de Hitler na Alemanha, um grupo de 13 especialistas vindos de países diferentes é reunido para reencontrar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. George Stout (George Clooney), um oficial americano e conservador de obras de arte, lidera a equipe.

Pode dar certo: Clooney já mostrou ser um diretor de personalidade ao comandar “Boa Noite, Boa Sorte” e “Tudo Pelo Poder”. Elenco de estrelas ajuda a aumentar expectativa.

Pode dar errado: filme apresentou atrasos no período de pós-produção, o que levou “Caçadores de Obras-Primas” a ficar fora da disputa do Oscar 2014. Fica a dúvida do quanto isso pode afetar a qualidade da obra.

9 – O Lobo Atrás da Porta

Lançamento Previsto no Brasil: sem data de estreia confirmada

Direção: Fernando Coimbra

Elenco: Juliano Cazarré, Leandra Leal, Milhem Cortez, Fabíula Nascimento

Sinopse: Após o misterioso sequestro de uma criança, é formado um triângulo amoroso. O drama acompanha a jornada dessas três pessoas, explorando seus desejos, mentiras e crueldades.

Pode dar certo: premiado no Festival do Rio e elogiado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, suspense consolida Leandra Leal como uma das grandes atrizes brasileiras e revela um cineasta promissor como Fernando Coimbra.

Pode dar errado: a preferência do público somente pelas comédias do cinema nacional será a principal barreira para “O Lobo Atrás da Porta”.

https://www.youtube.com/watch?v=yfsN9CMA6Lg

8 – 12 Anos de Escravidão

Lançamento Previsto no Brasil: sem data de estreia confirmada

Direção: Steve McQueen

Elenco: Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbander, Lupita N’yong

Sinopse: Baseada em fatos reais, drama apresenta Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo liberto que é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos (Michael Fassbender) a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos. Ele é resgatado apenas doze anos mais tarde, por um advogado (Brad Pitt).

Pode dar certo: principal candidato do Oscar 2014, filme traz nova parceria entre Steve McQueen e Michael Fassbander após o polêmico “Shame”

Pode dar errado: apesar das abordagens diferentes sobre o mesmo assunto, “12 Anos de Escravidão” pode ser comparado com “Django Livre”, de Quentin Tarantino”. Pressão do favoritismo ao Oscar pode atrapalhar.

7 – Robocop

Lançamento Previsto no Brasil: 21 de Fevereiro

Direção: José Padilha

Elenco: Michael Keaton, Joel Kinnaman, Abbie Cornish

Sinopse: 2028. Já há vários anos os drones têm sido usados para fins militares mundo afora e agora a empresa OmniCorp deseja que eles sejam usados também para o combate ao crime nas grandes cidades. Entretanto, esta iniciativa tem recebido forte resistência nos Estados Unidos. Na intenção de conquistar o povo americano, Raymond Sellars (Michael Keaton) tem a ideia de criar um robô que tenha consciência humana, de forma a aproximá-lo à população. A oportunidade surge quando o policial Alex Murphy (Joel Kinnaman) sofre um atentado, que o coloca entre a vida e a morte.

Pode dar certo: Padilha faz a estreia em Hollywood com um grande elenco (Gary Oldman, Samuel L. Jackson) e uma história capaz de aliar diversão com subtexto político.

Pode dar errado: até que ponto a MGM vai dar liberdade para o cineasta brasileiro trabalhar da maneira que deseja? Heitor Dhalia e Walter Salles já sofreram com isso em Hollywood.

hobbitlaedevolta

6 – O Hobbit – Lá e Outra Vez

Lançamento Previsto no Brasil: 19 de Dezembro

Direção: Peter Jackson

Elenco: Martin Freeman, Ian McKellen, Andy Serkis, Hugo Weaving, Christopher Lee

Sinopse: Parte que encerra a trilogia de Peter Jakcson sobre o hobbit Bilbo Bolseiro.

Pode dar certo: na verdade, precisa dar certo. Peter Jackson ainda não mostrou a necessidade de se adaptar “O Hobbit” para os cinemas no formato de trilogia. A inspiração pode vir de “O Retorno do Rei”, disparado o melhor da saga “O Senhor dos Anéis”.

Pode dar errado: basta o diretor insistir em colocar todos os elementos do livro como vem realizando desde “A Jornada Inesperada”.

5 – Vidas ao Vento

Lançamento Previsto no Brasil: sem data de estreia confirmada

Direção: Hayao Miyazaki

Elenco: Hideaki Anno, Miori Takimoto, Hidetoshi Nishjima

Sinopse: Jiro Horikoshi, vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.

Pode dar certo: favorito ao Oscar de Melhor Animação, filme traz a despedida do mestre da animação japonesa. Precisa mais?

Pode dar errado: longa não chegar aos pés dos melhores filmes de Miyazaki como “Chihiro” e “Totoro”.

4 – Interstellar

Lançamento Previsto no Brasil: 7 de Novembro

Direção: Christopher Nolan

Elenco: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Michael Caine

Sinopse: As aventuras de um grupo de exploradores que utiliza os wormholes para viajar pelo espaço, precisando lidar com viagens no tempo e com dimensões paralelas.

Pode dar certo: Nolan traz vida inteligente a Hollywood com histórias originais. Desta vez, conta com a presença de dois astros nos melhores momentos da carreira: McConaughey e Hathaway.

Pode dar errado: o excesso de didatismo quase atrapalhou “A Origem”, enquanto a grandiosidade diminuiu o poder do último “Batman”. Mesclar a narrativa elaborada de “Amnésia” com a riqueza simples de significados de “O Cavaleiro das Trevas” pode ser a saída.

3 – Ninfomaníaca

Lançamento Previsto no Brasil: 10 de Janeiro (Parte I) e Março (Parte II)

Direção: Lars Von Trier

Elenco: Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgard, Stacy Martin

Sinopse: Joe (Charlotte Gainsbourg) é uma mulher de 50 anos que decide contar a um homem mais velho (Stellan Skarsgard) sua história pessoal. Ela relata suas experiências ao longo de oito períodos da sua vida, marcados por diversos encontros e incidentes.

Pode dar certo: sem dúvidas, o filme mais polêmico de 2014. Diretor dinamarquês possui uma das mentes mais inventivas do cinema atual e as principais provas são “Dogville”, “Anticristo” e “Melancolia”.

Pode dar errado: Von Trier abdicou do corte final do filme, pois, desejava ver a obra com cinco horas de duração nos cinemas. Além disso, o questionamento sobre se o filme ultrapassa o erótico para virar pornografia pura deve permear debates e dividir opiniões.

https://www.youtube.com/watch?v=7HW4UjB4wkY

2 – X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Lançamento Previsto no Brasil: 23 de Maio

Direção: Bryan Singer

Elenco: Ian Mckellen, Michael Fassbander, Patrick Stewart, James McAvoy, Hugh Jackman

Sinopse: No futuro, os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask (Peter Dinklage). Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também mortos. Entre eles estão o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman), que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados. O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo aos anos 1970. Lá ela ocupa o corpo do Wolverine da época, que procura os ainda jovens Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) para que, juntos, impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade.

Pode dar certo: a série nunca decepcionou quando colocou todos os heróis em um único filme. Para melhorar, as duas gerações estarão reunidas. De longe, o principal filme de Hollywood em 2014!

Pode dar errado: Bryan Singer retorna ao começo da carreira após uma série de fracassos (“Operação Valquíria” e “Jack – O Caçador de Gigantes”). Não era melhor ter mantido Matthew Vaughn, diretor do excelente “Primeira Classe”?

https://www.youtube.com/watch?v=amus0WwYeC4

1 – Noé

Lançamento Previsto no Brasil: 4 de Abril

Direção: Darren Aronofsky

Elenco: Anthony Hopkins, Russell Crowe, Jennifer Connelly, Emma Watson

Sinopse: Adaptação do conto bíblico de Noé. De acordo com a Bíblia, Deus estava descontente com a perversidade dos humanos e pretendia destrui-los, poupando apenas os animais e Noé, que ele considerava o único homem justo na Terra. Assim, ele deu ordens a Noé para construir uma arca e abrigar um casal de cada espécie de animal existente na natureza, afim de protegê-los do dilúvio.

Pode dar certo: a visão de um diretor inquieto sobre um dos episódios mais conhecidos da Bíblia. Tudo isso aliado a efeitos especiais grandiosos e um elenco experiente. Será a volta definitiva dos épicos religiosos ao cinema?

Pode dar errado: até que ponto Aronofsky terá espaço para impor as ideias dele em uma obra grandiosa como “Noé”?