Temos uma tricampeã no Oscar: a Jenny Beaven leva o prêmio de Melhor Figurino por Cruella. Ela já ganhou a categoria por “Uma Janela Para o Amor” e “Mad Max: Estrada da Fúria” 

“Cruella” foi imbatível durante a temporada ao levar o Critics Choice, Bafta e o sindicato dos figurinistas entre os filmes de época. Aliás, as produções ambientadas no passado conquistaram as duas últimas edições com “Adoráveis Mulheres” e “A Voz Suprema do Blues”. 

A produção da Disney contou com 277 figurinos, sendo 47 somente para a personagem-título e outros 33 para a antagonista. Para o visual de Emma Stone, Beaven se inspirou no street style inglês e em estilistas como John Galiano e Vivienne Westwood, enquanto a vilã interpretada por Emma Thompson teve as roupas com influência Cristóbal Balenciaga e Christian Dior e das estrelas Joan Crawford e Elizabeth Taylor.

Interessante observar como a Disney sempre emplaca estas live-actions baseadas em suas animações clássicas na categoria de figurino. Foi assim com “Alice no País das Maravilhas”, “Branca de Neve e o Caçador”, “Malévola”, “Cinderella”, “A Bela e a Fera” e “Mulan”.  

Destes todos, somente “Alice” foi o ganhador, tendo a companhia merecida agora de “Cruella”.