O prêmio de Melhor Maquiagem e Penteado do Oscar 2022 fica com “Os Olhos de Tammy Faye”. A produção venceu o Bafta e o Critics Choice na temporada de premiações e, com esta conquista, há boas chances de sair 100% nesta cerimônia pelo fato da Jessica Chastain ser a favorita em Melhor Atriz. 

A primeira parte do trabalho começou com o maquiador de efeitos especiais Justin Raleigh criando modelos conceituais em 2D combinando a Tammy Faye real e a Chastain, passando em seguida para esculturas de argila sobre os moldes da atriz.  

Para o processo de maquiagem e penteado em si, tudo durava entre quatro e sete horas. Inicialmente, uma massa de próteses foi aplicada no rosto de Chastain, preenchendo bochechas, queixo e pescoço para criar a estrutura facial. Enquanto isso, a chefe do departamento de maquiagem, Linda Dowds, trabalhava para tornar os lábios da estrela mais finos.  

A maquiagem marcante de Tammy foi aplicada sobre as próteses e à medida que sua personagem envelhecia, a quantidade aumentava e se tornava mais dramática. 

O negócio foi tão pesado que a Jessica Chastain teve crise de pânico no início das filmagens e sofreu danos permanentes à pele dela. A proposta, segundo a equipe, era evitar a caricatura e torná-la mais real. Não sei se a proposta foi muito bem-sucedida, mas, aí a responsabilidade fica mais por conta da própria Tammy Faye que é caricata por si só. Os exageros são captados bem pelo filme e considero que é o melhor que a produção tem. 

Vale observar a decisão da Jessica Chastain em não passar pelo tapete vermelho em protesto contra a decisão da Academia em não transmitir o anúncio de oito categorias ao vivo durante a cerimônia. Não duvido que os votantes de Maquiagem e Penteado tenham levado isso em consideração para prestigiar ainda mais “Os Olhos de Tammy Faye”. Voto de última hora nunca faz mal.