Nem Olivia Colman muito menos Nicole Kidman: o prêmio de Melhor Atriz do SAG 2022 fica com a Jessica Chastain, de “Os Olhos de Tammy Faye”.

Esta era a terceira indicação individual dela ao prêmio: as duas anteriores foram por “Histórias Cruzadas” como coadjuvante e por “A Hora Mais Escura” em principal. 

Mirando no Oscar, a estatística joga a favor: desde 1995, as ganhadoras do SAG e do Oscar de Melhor Atriz foram as mesmas em 19 ocasiões.

Porém, há um alerta: nos últimos três anos, somente a Renée Zellweger conseguiu a dobradinha. 

Em 2019, a Glenn Close ganhou o SAG, mas, perdeu o Oscar para a própria Olivia Colman, enquanto, no ano passado, a Viola Davis ficou com o sindicato, enquanto a Frances McDormand levou a Academia. 

Curioso notar como o sindicato de atores não se deixou levar pelo hype da Nicole Kidman, que segue sem SAG, mesmo interpretando a Lucille Ball, ícone da televisão norte-americana, ao optar por uma personalidade contestada como Tammy Faye.

Aqui, entretanto, vem o adicional da transformação visual, elemento nunca esquecido em temporada de premiações, além, claro, da ótima atuação transitando entre o humor e o drama. 

RUMO AO OSCAR

A conquista ainda traz um peso maior neste ano por não ter uma outra disputa tão forte capaz de mexer tanto no panorama até o dia 27 de março.

O Bafta, que poderia provocar a grande mudança, não traz nenhuma das indicadas ao prêmio da Academia. Logo, tanto faz quem vencer. Já o Critics não tem esta força toda. 

Para a Chastain, Colman deixa de ser preocupação grande com o resultado do SAG, enquanto Kidman jamais pode ser descartada e ainda a vejo grandes possibilidades de sair premiada no dia 27 de março. 

O grande mistério fica por conta da Kristen Stewart: após ressurgir das cinzas, a estrela de “Spencer” pode ter o apoio massivo de britânicos e dos membros internacionais da Academia, fazendo o improvável acontecer. 

De qualquer modo, temos uma corrida ainda mais imprevisível em que todas as cinco concorrentes ao Oscar 2022 estão na briga e, agora, com Chastain se posicionando ao lado de Kidman e Stewart na luta pela dianteira.