“Sundown”, novo filme do mexicano Michel Franco (“Depois de Lúcia”), tenta responder a velha pergunta: como seria começar de novo? A produção com Tim Roth (“Luce”) e Charlotte Gainsbourg (“Ninfomaníaca”), que teve estreia em Veneza e foi exibida no Festival de Londres deste ano, sofre com um ritmo letárgico e uma abordagem muda que não ajuda em nada sua trama pouco dramática. Sozinhos, seus subtextos válidos – já abordados de melhor forma em outras longas – não a sustentam.

Roth interpreta Neil, um bon vivant caladão que está de férias no México com a irmã Alice (Gainsbourg). Quando a mãe deles morre e os dois têm de voltar subitamente para a sua nativa Inglaterra, Neil finge ter perdido o passaporte e fica no local. Ele arranja um quarto, passa a bater ponto na praia enchendo a cara todos os dias e começa um romance com uma jovem local. Quando a vida real vem bater à porta, tudo o que ele conhece sai do eixo.

INÉRCIA TOTAL

O roteiro, escrito por Franco, quer falar sobre a bancarrota moral de membros do 1% e das amplas repercussões que decisões mesquinhas podem causar. Em ações erráticas, Neil se mostra um sociopata de marca maior, incapaz de sentir qualquer coisa ou de ter empatia mesmo por entes próximos.

A fuga para o México vem de um desejo de escapar das poucas responsabilidades que tem – doa a quem doer -, mas não do estilo de vida luxuoso que tem como herdeiro e acionista de uma grande firma. Ao mesmo tempo em que diz que dinheiro não importa, ele consegue um acordo que lhe concede uma gorda pensão vitalícia quando o desentendimento com a irmã se torna insustentável, por exemplo.

Infelizmente, Franco deixa esses temas soltos, não muito diferente da forma como Neil fica depois de despistar Alice: jogado do lado de fora esperando o sol fazer todo o trabalho. “Sundown” é só insinuação e inércia, com acontecimentos indo e vindo entre longas pausas e não deixando impressão – irônico para um filme que quer questionar consequências.

REVIRAVOLTA SEM POTÊNCIA

Essa abordagem faz os curtos 83 minutos da produção parecerem intermináveis. Tanto que, depois de uma hora de vários nadas, quando uma reviravolta desencadeia o terceiro ato e injeta energia no filme, o dano já está feito.

O ato em questão dá nova perspectiva à decisão de Neil, mas não dá nenhuma carga dramática extra ao filme. De fato, quando ocorre, ainda que ele não seja esperado, a sensação de que algo do tipo era inevitável é inafastável.

Em tom, “Sundown” se assemelha aos estudos de personagem naturalistas do início da carreira de Franco – milhas distantes do raivoso e apocalíptico “New Order”, que causou controvérsia em Veneza no ano passado. Porém, a análise da fraqueza do homem tóxico contemporâneo vem apática e sem dentes – muito parecida com seu protagonista.

‘Viagem ao Topo da Terra’: animação correta impressiona pelo visual e singeleza

Por que seres humanos perigosamente arriscam a vida escalando grandes montanhas? E vale a pena fazer isso, se ninguém vai registrar ou lembrar? Estas perguntas estão no cerne de Viagem ao Topo da Terra, animação francesa disponível na Netflix dirigida por Patrick...

‘Casa Gucci’: um filme de Lady Gaga e só

Se a palavra Gucci ao ser dita soa como algo doce, mas, carrega uma maldição simultaneamente como diz Patrizia Reggiani, dois momentos podem ser considerados simbólicos desta definição: o primeiro está na transformação do olhar de Patrizia ao ouvir o sobrenome vindo...

‘Encanto’: agradável ainda que nada marcante animação Disney

Apropriada para o público infantil e com fácil apelo emocional, a temática sobre família constantemente é explorada nas animações da Disney e ‘Encanto’ não foge disso. Dirigido pelo trio Jared Bush (‘Moana’), Byron Howard (‘Zootopia’) e Charise Castro Smith, o filme...

‘Ataque dos Cães’: a masculinidade tóxica dissecada e descontruída

“Ataque dos cães” trata sobre masculinidade e poder em uma obra que flutua pela sensibilidade dos detalhes. Benedict Cumberbatch (“Doutor Estranho”) interpreta Phil Burbank, um típico vaqueiro dos filmes de faroeste, tratando sua frieza e brutalidade como prêmios. Ele...

‘King Richard: Criando Campeãs’: a filosofia de Will Smith com todos seus vícios e virtudes

Há alguns anos, o astro Will Smith explicou o motivo de ter recusado o papel de protagonista no sucesso Django Livre (2012), de Quentin Tarantino. A estrela afirmou que “o único jeito de fazê-lo seria se fosse uma história de amor, não de vingança”. Bem,...

‘Earwig’: fábula dark de incapaz de envolver o público

A vida de uma menina peculiar, um homem atormentado e uma garçonete em apuros se entrelaçam em "Earwig", novo filme da francesa Lucile Hadžihalilović (“Inocência”, “Évolution”). O longa, que teve estreia em Toronto e premiada passagem em San Sebastián, foi exibido no...

‘Ferida’: Halle Berry tenta, mas, não sai de fórmulas batidas

Ferida, estrelado e dirigido pela atriz Halle Berry – marcando sua estreia como diretora – é um filme igual à sua protagonista: sincero, mas errático; intenso, mas também disperso. A produção da Netflix busca contar um drama humano dentro do universo do MMA e, com...

‘Deserto Particular’: a solidão como companheira

A solidão que a gente carrega e que nos carrega também. “Deserto Particular” é um filme sobre espaços e tempo. Logo na abertura, Daniel (Antônio Saboia) corre de noite em meio a uma rua vazia, enquanto ouvimos uma narração do protagonista direcionada a alguém que ele...

‘Tick, Tick… Boom!’: Lin-Manuel Miranda dribla resistências ao musical em grande filme

Seja no cinema ou no teatro, não conhecer ‘Rent – Os Boêmios’ e muito menos ter se emocionado ao som de ‘Seasons of Love’ é algo extremamente difícil para quem gosta de musicais. A partir dessa prerrogativa, ‘Tick Tick... Boom!’ trata-se de uma grande homenagem a esse...

‘Um Herói’: o melhor filme de Asghar Farhadi desde ‘O Passado’

Um conto-da-carochinha com desdobramentos épicos é a força-motriz de "Um Herói", novo drama de Asghar Farhadi. O longa foi exibido no Festival de Londres deste ano após estreia em Cannes, onde levou o Grand Prix - o segundo prêmio mais prestigiado do evento. Escolhido...