Cinéfilos de Manaus terão uma novidade a partir do mês de abril: a Mostra Filmes que Moram no Coração será realizada no Casarão de Ideias e pretende exibir grandes sucessos do cinema mundial seguidos de debates com a plateia. Idealizada pelo diretor e pesquisador Walter Fernandes Jr, a ação terá sessões todas as quartas-feiras, sempre às 16h, com entrada gratuita.

A programação inclui clássicos como “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, “Sem Destino“, “Um Tiro na Noite” e “Perdidos na Noite“, fenômenos de bilheteria como “Jurassic Park” e cults amados pela cinefilia como “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” e “Kill Bill”. Em cada sessão, Walter recebe um convidado especial – cinco deles, aliás, são do Cine Set: Danilo Areosa, Ivanildo Pereira, Lucas Lopes Aflitos, Pâmela Eurídice e Renildo Rodrigues.

“A ideia surgiu quando estava dando aulas no curso de Introdução à Direção Cinematográfica e pensei em fazer algo que estimulasse a participação do público para além de assistir filmes. Logo, resolvi partir da proposta de chamar pessoas queridas para que elas falassem de obras que a fizeram gostar de cinema”, disse Walter.  Segundo ele, os debates ajudam a formar plateias e ampliar olhares do espectador. “Eu compreendo que conhecer os clássicos ainda é muito importante para que exista uma cultura cinematográfica mais sólida”, completou.

A programação começa a partir do dia 3 de abril.

  • 3/04 – “2001, uma odisseia no espaço” – debate com o crítico de cinema Ivanildo Pereira (Cine Set)
  • 10/04 – “Parque dos Dinossauros” – debate com o crítico de cinema Renildo Rodrigues (Cine Set)
  • 17/04 – “Kill Bill” – debate com o cineasta Diego Bauer (diretor dos curtas Obeso Mórbido e Terra Nova)
  • 24/04 – “Perdidos na Noite” – debate com  o cineasta Walter Fernandes Jr. (diretor do curta Graves e Agudos em Construção)
  • 8/05 – “Segundas Intenções” – debate com o crítico de cinema Lucas Aflitos (Cine Set)
  • 15/05 – “Um Tiro na Noite” – debate com o crítico de cinema Danilo Areosa (Cine Set)
  • 22/05 – “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” –  debate com a crítica de cinema Pâmela Eurídice (Cine Set)
  • 29/05 – “Sem Destino” – debate com o cineasta Jimmy Christian (diretor dos curtas Zico, o Jabuti e O Desentupidor)